Notícias

“Precisamos da colaboração de todos os stakeholders da saúde”

18 Abril, 2023

“Não somos dos que acham que a tecnologia é a chave para todos os desafios do Serviço Nacional de Saúde, mas temos a certeza de que sem ela não os conseguiremos ultrapassar”, destacou Sandra Cavaca, presidente do Conselho de Administração da SPMS, na conferência “Transição Digital na Saúde”, promovida pelo Ministério da Saúde com o apoio da SPMS, que decorre esta terça-feira, dia 18 de abril.

No Teatro Thalia, em Lisboa, a dirigente falou sobre a responsabilidade da SPMS pela implementação do PRR-Transição Digital na Saúde, elencando alguns dos principais projetos assentes em quatro pilares: Infraestruturas; Cidadão; Profissionais e Dados. “Sabemos bem que este é um caminho que não podemos fazer sozinhos. Este é um desígnio nacional, para o qual precisamos da colaboração de todos os stakeholders da saúde. Todos sem exceção. É isso que o país espera de nós”, realçou.

O evento, apresentado pela jornalista Ana Peneda Moreira, tinha arrancado com as boas-vindas de Ricardo Mestre, secretário de Estado da Saúde, que sublinhou que “a transição digital é uma grande oportunidade para os sistemas de informação evoluírem e, assim, responder melhor às necessidades da nossa população”.

Estratégia da Saúde Digital

Sob o tema “Estratégia de Digitalização na Saúde”, o secretário de Estado da Saúde salientou os contributos dos serviços digitais da saúde para uma posição de destaque do país na União Europeia. “Temos um plano de ação, temos financiamento, temos empenho e estamos num momento de concretizar, implementar e responder às exigências dos profissionais da saúde e dos utentes”.

Seguiu-se a intervenção de Eduardo Pinheiro, secretário de Estado do Planeamento, que destacou o impacto transformador do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), da transversalidade da transição digital e da necessidade de “investir nos cuidados de saúde primários, em infraestruturas, novos equipamentos”. “Isto não é só um trabalho do Ministério da Saúde, só é possível com a participação de todas as entidades”, concluiu.

Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, e o último a intervir, reforçou a importância do digital, “o maior aliado e motor para guiar os serviços públicos às pessoas”. O digital é um aliado para a Administração Pública, para gerir recursos e aumentar a eficiência”.

Na primeira pausa do evento, os governantes, acompanhados pela presidente da SPMS, visitaram o espaço de exposições, com vários stands dos serviços da SPMS.

Seguiu-se o primeiro painel de debate do dia centrado no tema “Infraestruturas & Dados”, com especialistas nestas matérias, moderado por Ana Peneda Moreira, que deu oportunidade ao público para lançar questões ao painel. No período da tarde, os debates focam-se nos temas do digital para o cidadão e no profissional.

Fotos de Rodrigo Cabrita

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Equipa da DANAD promove reunião anual no Porto

15 Outubro, 2025

A Direção de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados (DANAD) da SPMS reuniu-se nas instalações da SPMS do Porto, com o objetivo de alinhar iniciativas, partilhar conhecimento e reforçar a coesão entre as suas unidades. O encontro teve lugar no dia 25 de setembro. A DANAD integra as Unidades de Inovação Digital (UID), de Advanced […]

“Dia Digital e Telessaúde” regressa em outubro com entusiasmo renovado

14 Outubro, 2025

O Dia Digital e Telessaúde regressou na primeira semana de outubro a várias Unidades Locais de Saúde (ULS).  Esta iniciativa reflete a determinação e o envolvimento das equipas de saúde, que têm vindo a consolidar práticas digitais, a promover a literacia tecnológica e a reforçar a cooperação entre níveis de cuidados. A ULS da Póvoa […]

Voltar
Voltar para o topo.