Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 200 mil chamadas

11 Fevereiro, 2023

Mais de 200 mil chamadas já foram atendidas pela Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24.

Lançada na fase inicial da pandemia, em abril de 2020, a Linha tem sido uma resposta de proximidade em saúde mental e um apoio para utentes e profissionais de saúde que a procuram em momentos mais difíceis. Até agora, mais de 13 mil chamadas foram realizadas por profissionais da área da Saúde.

Criada para dar resposta imediata quando a Covid-19 evidenciou a necessidade urgente de
acompanhamento psicológico à população, a Linha tem sido um bom exemplo do trabalho desenvolvido entre a SPMS, EPE e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), cujo papel é fundamental na determinação dos algoritmos clínicos usados no serviço.

Já provou a sua utilidade, constituindo-se como um suporte e uma mais-valia em todos os contextos, passando a estar também disponível em língua inglesa, desde 2022, para garantir resposta aos cidadãos não falantes de português. Nos últimos 9 meses, atendeu mais de 3.200 chamadas em inglês.

Uma resposta de proximidade em saúde mental para todos
O atendimento é sempre feito por psicólogos. As chamadas recebidas estão relacionadas, na sua maior parte, com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, à gestão e adaptação em situação de crise. Nas situações emergentes, em que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados.

O psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou que apresenta outro tipo de sintomatologia.

Num estudo internacional sobre violência na Saúde, realizado em 2021 pela Federação Internacional dos Hospitais (IHF) e publicado em 2022, a Linha foi destacada como um serviço de suporte telefónico dedicado, com psicólogos especificamente treinados para atuar em casos de violência contra profissionais de saúde, para intervenção em crises e acompanhamento, a nível nacional.

Disponível todos os dias do ano, a Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 vai continuar a ser uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no nosso país que dela precisarem.

Temas

| |

SPMS lança White Paper “Inteligência Artificial nas Organizações de Saúde: Implementação Integrada, Segura e Ética”

27 Novembro, 2025

A SPMS lançou um white paper com orientações para a integração segura, ética e eficaz de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) nas organizações de saúde. O White Paper “Inteligência Artificial nas Organizações de Saúde: Implementação Integrada, Segura e Ética” resulta do compromisso da SPMS em promover soluções digitais que servem as pessoas e reforçam […]

Teleconsultas pela LIVE aumentam mais de 33% em 2025

25 Novembro, 2025

As teleconsultas realizadas pela plataforma LIVE aumentaram, só este ano, 33% face ao mesmo período de 2024. Cerca de 10 mil teleconsultas já foram realizadas através da LIVE. Neste contexto de forte crescimento da utilização da plataforma LIVE, foi lançada uma funcionalidade que torna as consultas à distância ainda mais simples e eficientes. Os utentes já são notificados pelos profissionais de saúde, por e-mail […]

Smart Healthy Region alinha visão conjunta sobre saúde na região Oeste

19 Novembro, 2025

A reunião de arranque do projeto Smart Healthy Region realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado dia 11 de novembro, e reuniu representantes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Unidade Local de Saúde do Oeste, da NOVA Information Management School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e da SPMS. A […]

Voltar
Voltar para o topo.