Notícias

Estratégia dos sistemas de informação nos Cuidados de Saúde Primários em destaque no “Expresso”

27 Fevereiro, 2023

A SPMS é a entidade responsável pela transição digital da saúde, que abrange 117 projetos, entre os quais, a uniformização dos sistemas de informação nos Cuidados de Saúde Primários (CSP) em curso no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O tema foi destaque no jornal Expresso, num artigo publicado na passada sexta-feira, dia 24 de fevereiro.

A nova versão do sistema SClínico CSP, a substituição do SINUS, a melhoria no atendimento telefónico através do SARA — Sistema de Atendimento e Resposta Ágil, que regista o número de telefone do utente e permite devolver a chamada, e o envio automático de SMS a alertar o utente da consulta agendada integram a estratégia de uniformização que decorre nos Cuidados de Saúde Primários.

O projeto visa a substituição dos sistemas de informação em três fases. A primeira é a uniformização dos sistemas de informação em todos os centros de saúde. A segunda é a consolidação e evolução tecnológica da solução, agregando os dados de vários centros de saúde numa única base de dados do ACES e elevando a versão dos vários componentes tecnológicos. “É nesta fase que se procede à substituição da parte administrativa do sistema, eliminando a aplicação que era usada desde os anos 90, o SINUS”, explica Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS. A terceira fase é a melhoria da usabilidade do sistema para todos os profissio­nais, agilizando processos desnecessários e mais burocráticos.

“A cobertura desta medida, a nível nacional, já se encontra em cerca de 25%, cerca de 2,6 milhões de utentes”, acrescenta Luís Goes Pinheiro. Abrange 11 agrupamentos de centros de saúde, 10 na região de Lisboa e Vale do Tejo e um no Norte.

A conclusão desta medida está planeada para o primeiro semestre de 2024.

Pode ler o artigo completo no Semanário Expresso:   Passou a receber SMS do centro de saúde? Foi o PRR.

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.