Notícias

“Quando ligar SNS 24 ou INEM?” | SPMS, DGS e INEM lançam campanha de sensibilização

16 Janeiro, 2023

A SPMS, a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), lançaram no dia 15 de janeiro, a campanha «Quando ligar SNS 24 ou INEM?», que visa sensibilizar para a correta utilização das linhas «808 24 24 24» e «112» pelo cidadão.

Com o objetivo de proporcionar uma melhoria da qualidade de atendimento e garantir a acessibilidade dos utentes ao organismo mais competente para prestar o serviço pretendido em cada momento, a campanha compara problemas de saúde não emergentes e situações que podem envolver risco de vida, clarificando desta forma quando se deve utilizar para o SNS 24 ou INEM.

A Linha SNS 24 atendeu, em 2022, mais de nove milhões de chamadas, o maior número de atendimentos de sempre. Também os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM receberam, nesse ano, mais de 1.5 milhões de chamadas, o número mais elevado desde que há registo. Destas chamadas atendidas nos CODU do INEM, mais de 103.000 foram transferidas para o SNS 24, o que representa uma média de 280 chamadas por dia que foram consideradas não urgentes e um aumento de 10% face a 2021.

Face ao aumento da atividade destes serviços, importa que a sua utilização seja feita de forma cada vez mais informada. Com esta campanha pretende-se melhorar a qualidade do atendimento, concentrar os recursos de emergência médica em situações efetivamente graves e melhorar a literacia em saúde dos cidadãos.

A campanha “Quando ligar SNS 24 ou INEM?”, é uma campanha multimeios, presente em rádio, outdoors e plataformas digitais, e terá outros suportes educativos como flyers e cartazes, assim como sessões dirigidas ao público em geral. Será ainda a primeira campanha apresentada num novo suporte de comunicação que recorre à utilização das Ambulâncias do INEM como veículos publicitários.

Temas

| | |

quando deve ligar_sns 24_inem_noticia_16012023_f

SPMS participa em conferência da ENISA

23 Setembro, 2025

A SPMS participou na 10.ª edição da eHealth Security Conference realizada pela ENISA – Agência Europeia de Cibersegurança, e na visita ao Centro Europeu de Competência em Cibersegurança (European Cybersecurity Competence Centre ou ECCC), em Bucareste, na Roménia. Em representação da SPMS, esteve Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, que participou na conferência e […]

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.