Notícias

Secretários de Estado visitam SNS 24 em dia que se assinalam 9 milhões de atendimentos

16 Dezembro, 2022

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 milhões de chamadas, o maior número de sempre. “Esta capacidade pode e deve ser expandida”, realçou o secretário de Estado da Saúde, dando nota de que a taxa de resposta se situa nos 97%. Nos primeiros 15 dias de dezembro foram atendidas mais de 100 mil chamadas, um aumento de cerca de 18% em relação ao mesmo período de outubro.

Ricardo Mestre anunciou também a integração de novos serviços, a partir do final de janeiro, com respostas para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente através de uma linha de apoio médico e serviços de telessaúde para as residências de idosos.

“Primeiro, liguem para o SNS 24”

Os governantes observaram o funcionamento operacional de toda a Linha SNS 24, desde o atendimento geral aos diferentes serviços clínicos e não clínicos que integra e presta à população. Criadas em contexto de pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a Plataforma de Atendimento por Videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, mantêm-se como serviços fundamentais e a procura continua a aumentar.

No final, o apelo conjunto à população para que “todos antes de recorrerem a algum serviço, liguem para o SNS 24”, sobretudo antes de se dirigirem aos serviços de urgência ou aos centros de saúde.

“Vi a forma como estes profissionais estão aqui ao serviço de todos nós, disponíveis e capazes para nos orientar o melhor possível quando tivermos um problema de saúde e antes de nos dirigirmos a qualquer sítio, muito rapidamente e eficientemente podemos ser atendidos e encaminhados para o sítio mais adequado para o nosso problema”, declarou Margarida Tavares.”

“Ligue para 808 24 24 24”.

Temas

|

SPMS reforça boas práticas com implementação de novo Código de Ética e Conduta

27 Outubro, 2025

A SPMS tem um novo Código de Ética e Conduta, que reflete o compromisso da organização e das suas pessoas com a promoção de uma cultura de responsabilidade, integridade e sustentabilidade. O novo instrumento de gestão foi apresentado, em duas sessões de sensibilização interna, no dia 23 de outubro. As sessões contaram com a intervenção […]

“Dados + Perto” aproximam ULS de Coimbra e soluções digitais da SPMS

24 Outubro, 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acolheu a iniciativa “Dados + Perto”, promovida pela SPMS, no dia 21 de outubro. Dirigida a profissionais de saúde, teve como principal objetivo reforçar a proximidade e o conhecimento sobre as soluções de Business Intelligence (BI) oferecidas pela SPMS, nomeadamente BI Hospitalar, BI RSE SIGA e o […]

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Voltar
Voltar para o topo.