Notícias

Secretários de Estado visitam SNS 24 em dia que se assinalam 9 milhões de atendimentos

16 Dezembro, 2022

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 milhões de chamadas, o maior número de sempre. “Esta capacidade pode e deve ser expandida”, realçou o secretário de Estado da Saúde, dando nota de que a taxa de resposta se situa nos 97%. Nos primeiros 15 dias de dezembro foram atendidas mais de 100 mil chamadas, um aumento de cerca de 18% em relação ao mesmo período de outubro.

Ricardo Mestre anunciou também a integração de novos serviços, a partir do final de janeiro, com respostas para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente através de uma linha de apoio médico e serviços de telessaúde para as residências de idosos.

“Primeiro, liguem para o SNS 24”

Os governantes observaram o funcionamento operacional de toda a Linha SNS 24, desde o atendimento geral aos diferentes serviços clínicos e não clínicos que integra e presta à população. Criadas em contexto de pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a Plataforma de Atendimento por Videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, mantêm-se como serviços fundamentais e a procura continua a aumentar.

No final, o apelo conjunto à população para que “todos antes de recorrerem a algum serviço, liguem para o SNS 24”, sobretudo antes de se dirigirem aos serviços de urgência ou aos centros de saúde.

“Vi a forma como estes profissionais estão aqui ao serviço de todos nós, disponíveis e capazes para nos orientar o melhor possível quando tivermos um problema de saúde e antes de nos dirigirmos a qualquer sítio, muito rapidamente e eficientemente podemos ser atendidos e encaminhados para o sítio mais adequado para o nosso problema”, declarou Margarida Tavares.”

“Ligue para 808 24 24 24”.

Temas

|

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

SPMS participa na HIMSS25 – Conferência e Exposição Global de Saúde

13 Junho, 2025

A SPMS participou na HIMSS25 European Health Conference & Exhibition, uma das conferências mais relevantes para a comunidade global da saúde digital, que decorreu em Paris, entre os dias 10 e 12 de junho. A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é uma organização internacional que visa promover a transformação do ecossistema de saúde […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.