Notícias

SPMS no debate “ULS um modelo ganhador?” do 5º Meetup & Digital Health Innovation

1 Outubro, 2022

O Centro de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto acolheu o 5º Meetup & Digital Health Innovation, que lançou o mote “ULS um modelo ganhador?”  para debate na manhã de 30 de setembro. Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, participou no painel organizado por António Taveira Gomes, presidente da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.

Convidados também para o debate, Victor Herdeiro, presidente da ACSS, Xavier Barreto, presidente da Associação dos Administradores Hospitalares, e Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, apresentaram as diferentes perspetivas sobre este modelo.

“A ULS Matosinhos funciona especialmente bem”, considerou o dirigente da SPMS, opinião partilhada pelo painel, relativamente à mais antiga unidade local de saúde do país. Um dos aspetos diferenciadores, e salientado por Goes Pinheiro, deve-se à integração dos vários centros de saúde, que compõem a ULS Matosinhos, numa mesma unidade de direção, ser seguida também ao nível dos sistemas de informação.

A tecnologia como facilitador da visão dos vários níveis de cuidados

Para o dirigente da SPMS, a grande vantagem que as unidades locais de saúde têm é que “impõem um modelo em que a visão sobre a prestação de cuidados é muito mais global, mais centrada no utente, porque o utente não se esgota apenas nos cuidados hospitalares, nos cuidados primários e tem muito daquilo que se passa na comunidade”, acrescentando ainda que “quanto mais abrangentes são os dados que temos para tratar, maior é a probabilidade de chegarmos a conclusões certas.” .

A sessão contou ainda com o diretor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Altamiro Costa, e moderação de Paulo Nunes de Abreu, fundador da Digital Health Portugal.

Temas

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

7 Maio, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, […]

Voltar
Voltar para o topo.