Notícias

“Parar para Pensar: Saúde” com participação da SPMS

8 Julho, 2022

A pandemia teve um contributo decisivo na mudança de mentalidades das pessoas no que toca às ferramentas digitais, também na saúde. A ideia foi defendida pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na conferência “Parar para Pensar: Saúde”, promovida pelo Expresso com o apoio da Deco Proteste, realizada a 6 de julho com transmissão no Facebook do Jornal.

Com o objetivo de debater temas estruturantes no pós-pandemia, a 5ª de um ciclo de conferências contou com a participação de vários especialistas centrando-se nas principais questões e medidas relacionadas com o investimento, a sustentabilidade e a importância do SNS na promoção e proteção da saúde dos portugueses.

O dirigente da SPMS respondeu às questões da jornalista Marta Atalaya, realçando que a tecnologia é hoje um instrumento absolutamente fundamental da prestação de cuidados de saúde e a pandemia teve um contributo decisivo na mudança de mentalidade das pessoas. “Hoje, quer os utentes, quer os profissionais de saúde reclamam soluções digitais e estão muito mais familiarizados com a sua utilização”, salientou o dirigente, acrescentando que “passou também a haver da parte dos profissionais, e muito bem, uma exigência muito maior sobre os sistemas de informação.”

SNS 24 hoje atende o triplo das pessoas

A conversa passou pela capacidade de se encontrar soluções eficazes e de grande inovação em tempos de elevada exigência, sendo um bom exemplo o SNS 24.  Na pandemia “aprendemos, desde logo, que mais do mesmo não era a solução.” Hoje, as pessoas recorrem cada vez mais à linha, com questões para além da covid-19, e são atendidas cerca de 15 mil chamadas por dia, quando na pré-pandemia eram atendidas 5 mil.

O tema dos investimentos feitos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nomeadamente na transformação digital da saúde, foi abordado e Luís Goes Pinheiro destacou a área dos cuidados de saúde primários como prioritária, por exemplo na base da melhoria de instrumentos de trabalho e em ferramentas inovadoras que vão agilizar processos e acelerar bastante a resposta ao cidadão.

“Não há uma guerra entre o setor privado e o setor público. O que há é o cidadão que está no centro e que precisa de cuidados de saúde”, esclareceu o dirigente, reforçando que “é preciso é servir as pessoas da melhor maneira possível, com a melhor qualidade possível”, dando como exemplo os meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDTs) requisitados, na sua maioria, nos cuidados de saúde primários do setor público, mas depois o cidadão vai realizar esses exames no setor convencionado. “Esta complementaridade entre setores é crucial para a prestação de cuidados de saúde.”

No debate, que contou também com as opiniões de Bruno Maia, médico especialista em Neurologia e Medicina Intensiva, André Peralta Santos, especialista em Saúde Pública e ex-dirigente da DGS, Guilherme Monteiro Ferreira, diretor de acesso ao mercado e assuntos externos, GSK, e Sónia Dias, diretora da Escola Nacional de Saúde, Luís Goes Pinheiro defendeu, na sua última intervenção, que “a saúde do futuro vai ser assente nos dados”.

Conferência: “Parar para Pensar: Saúde”

Temas

|

Teleconsultas pela LIVE aumentam mais de 33% em 2025

25 Novembro, 2025

As teleconsultas realizadas pela plataforma LIVE aumentaram, só este ano, 33% face ao mesmo período de 2024. Cerca de 10 mil teleconsultas já foram realizadas através da LIVE. Neste contexto de forte crescimento da utilização da plataforma LIVE, foi lançada uma funcionalidade que torna as consultas à distância ainda mais simples e eficientes. Os utentes já são notificados pelos profissionais de saúde, por e-mail […]

Smart Healthy Region alinha visão conjunta sobre saúde na região Oeste

19 Novembro, 2025

A reunião de arranque do projeto Smart Healthy Region realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado dia 11 de novembro, e reuniu representantes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Unidade Local de Saúde do Oeste, da NOVA Information Management School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e da SPMS. A […]

Iniciativa “Dados + Perto” chega à ULS São José

18 Novembro, 2025

A iniciativa “Dados + Perto” reuniu profissionais da Unidade Local de Saúde de São José (ULS São José) no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, no dia 14 de novembro. Promovida pela Unidade de Advanced Analytics & Intelligence da SPMS, a sessão contou com a presença de 42 profissionais de saúde, que tiveram oportunidade de conhecer melhor […]

Voltar
Voltar para o topo.