Notícias

Exames Sem Papel destaca-se entre medidas do Simplex 2022

19 Julho, 2022

Os Exames Sem Papel, ou exames de saúde digitalizados, são uma das 48 novas medidas do Programa Simplex 2022 apresentado pelo Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, nesta terça-feira, 19 de julho.

“Ter acesso aos exames de saúde digitalizados”, possibilitado “pela desmaterialização de todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e que permite às pessoas ter na sua aplicação app SNS 24 acesso aos resultados dos exames”, destacou o governante como sendo esta uma medida emblemática do Simplex 2022.

Desde abril que, nos cuidados de saúde primários, todas as requisições de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDTs) abrangem todas as áreas de exame, por exemplo, as requisições de radiografias, de TAC, colonoscopias, entre outras.  Já foram prescritas desde então mais de 8.5 milhões de requisições eletrónicas, das quais cerca de 90% são desmaterializadas (sem papel), e mais de 2 milhões de resultados de MCDTs que podem ser consultados pelo utente no Portal SNS 24 e na app SNS 24.

SPMS contribui para acelerar a digitalização na Saúde

Além dos Exames sem Papel, o Simplex da Administração Pública inclui novas medidas para a área da saúde, nomeadamente o acesso omnicanal a um conjunto de informações e serviços digitais e de telessaúde do SNS, que pode ser presencial, telefónico e digital, através do portal e da app SNS 24; o Telemonit SNS24, serviço que permite a telemonitorização dos utentes com determinadas patologias, proporcionando o acompanhamento clínico no domicílio durante a sua recuperação.

Outra das medidas promovida pela SPMS relaciona-se com o Balcão SNS 24 e a sua expansão em Portugal Continental em entidades fora do Serviço Nacional de Saúde, como autarquias locais, estruturas residenciais para idosos, estabelecimentos prisionais e centros educativos.  Atualmente, o país disponibiliza 250 Balcões.

Assegurar a equidade, a qualidade, a transparência e a simplicidade do acesso aos serviços públicos constituem objetivos das novas medidas de simplificação administrativa. Mário Campolargo salientou ainda que o impacto do Simplex 2022 na vida das pessoas e das empresas será analisado no final deste ano.

No setor da saúde, a SPMS tem contribuído de forma decisiva para a melhoria dos processos digitais e continuará a promover a aceleração da digitalização de todo o Sistema de Saúde, em prol dos profissionais de saúde e dos cidadãos.

exmaessempapel

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.