Notícias

Balcão SNS 24 I Primeira teleconsulta num Estabelecimento Prisional

15 Julho, 2022

A primeira teleconsulta em Balcão SNS 24 realizada num estabelecimento prisional aconteceu esta quinta-feira, 14 de julho, no Estabelecimento Prisional de Sintra. O momento foi testemunhado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, pela  ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e pelo presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro.

No decorrer da visita, António Lacerda Sales destacou que o Balcão SNS 24 é o canal de acesso dos utentes reclusos à teleconsulta e funciona como uma via de inclusão social e digital, que aproxima o cidadão recluso dos serviços de saúde, usufruindo das vantagens da teleconsulta. Catarina Sarmento e Castro considerou o dia histórico.

Já Luís Goes Pinheiro salientou a importância da medida, uma vez que irá permitir o acesso da população reclusa a teleconsultas agendadas em qualquer unidade de saúde do Serviço Nacional de Saúde. No total, serão ativados 52 Balcões SNS – 24 em 44 estabelecimentos prisionais, 7 em centros educativos e 1 num hospital prisional.

Esta medida resulta de uma parceria entre o Ministério da Saúde, através da SPMS, e o Ministério da Justiça, através da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, tendo como objetivo reforçar os direitos dos reclusos em matéria de saúde.

Projeto iniciado no final de 2020, o Balcão SNS 24 facilita o acesso aos serviços digitais do SNS, sendo uma mais-valia na vida das pessoas que vivem em locais mais isolados, que apresentem reduzida literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos, a internet, ou que não tenham condições necessárias para aceder remotamente aos serviços do SNS. Chega agora às prisões para melhorar a acessibilidade à prestação de cuidados de saúde dos cidadãos reclusos.

Temas

|

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.