Notícias

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

O aumento da procura do SNS 24 intensificou-se este ano e a Linha já atendeu mais de 7.7 milhões de chamadas e emitiu mais de 5 milhões de requisições de testes COVID-19. Criada em abril de 2020 para dar uma resposta de proximidade em saúde mental, a Linha de Aconselhamento Psicológico prestou apoio a mais de 162 mil pessoas.

Já com a app SNS 24, o cidadão pode aceder a um vasto conjunto de informações de saúde, por exemplo, o seu Boletim de Vacinas, as suas receitas, alergias, as requisições de exames e agora também os resultados dos mesmos. São também disponibilizados serviços que possibilitam a realização de teleconsultas ou o registo de medições específicas de saúde. Através de uma autenticação simples e segura, ainda é possível adicionar utilizadores, até cinco em “a minha área”, e consultar informação relativa aos filhos ou outros familiares. Tem mais de 7.3 milhões de downloads.

O Portal SNS 24 conta com cerca de 33 milhões de utilizações. Apelativo, intuitivo, inovador e acessível, disponibiliza diversos serviços online do SNS e conteúdos informativos e diferenciados sobre saúde pública. Regista mais de 17 mil acessos por dia.

Quanto aos Balcões SNS 24, situados em locais de proximidade como as juntas de freguesia, prestam apoio assistido e seguro a todas as pessoas, mas são mais procurados por quem tem pouca literacia digital, não tem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet. No país há 177 Balcões SNS 24 a funcionar.

Sempre que utilizados individualmente ou de forma combinada os serviços digitais facilitam o acesso remoto das pessoas ao SNS, promovem a equidade e a literacia em saúde.

Temas

|

“Dia Digital e Telessaúde” chega a Castelo Branco, Tâmega e Sousa e IPO do Porto

2 Dezembro, 2025

Em novembro realizaram-se novas edições do “Dia Digital e Telessaúde”. Chegou às Unidades Locais de Saúde (ULS) de Castelo Branco e do Tâmega e Sousa e ao Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto). A iniciativa, organizada pelas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e dirigida aos seus profissionais, tem como objetivo […]

Prémio Inovação em Saúde 2025 conta com participação da SPMS

2 Dezembro, 2025

A SPMS esteve representada por Nuno Costa, vogal do Conselho de Administração, na cerimónia de entrega do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. A edição deste ano realizou-se a 26 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Nuno Costa integrou o painel de discussão “Que Inteligência Artificial queremos para a […]

CSIRT-SPMS reforça resiliência em cibersegurança com integração nas comunidades FIRST e TF-CSIRT TI

28 Novembro, 2025

A entrada da SPMS, através da sua equipa de resposta a incidentes de cibersegurança CSIRT-SPMS (Computer Security Incident Response Team), em redes internacionais de referência eleva os padrões de segurança digital e reforça o alinhamento com as melhores práticas de resposta a incidentes de cibersegurança. A CSIRT-SPMS consolidou um novo marco no seu processo de maturidade […]

Voltar
Voltar para o topo.