Notícias

SPMS no debate sobre “Saúde Mental e Doenças Crónicas” promovido pelo Expresso

18 Maio, 2022

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou no debate “Saúde Mental e Doenças Crónicas”, inserido no projeto de promoção e literacia sobre “Doenças que Marcam”, promovido pelo Expresso e a SANOFI, em parceria com a Associação Dermatite Atópica Portugal. O debate realizou-se ontem, 17 de maio, em Lisboa, e contou com a análise de diferentes especialistas ligados à área da saúde mental.

“Os contributos que podemos dar, quer com os instrumentos da sociedade de informação, quer especificamente com os canais que têm vindo a ser criados é facilitar o acesso a um conjunto de serviços prestados por profissionais de saúde que ajudam a aproximar as pessoas desses mesmos profissionais”, salientou o dirigente da SPMS que, ao longo do debate, elencou algumas das soluções e ferramentas já adotadas e disponibilizadas, quer para utentes, quer para profissionais de saúde.  

Constituído por dermatologistas, psicólogos, alergologistas e representantes de várias entidades e associações, o painel debateu os impactos da dermatite atópica no estado psicológico dos doentes, principalmente adolescentes, sem esquecer os adultos que também podem contrair a doença e sentir-se estigmatizados.

No apoio e tratamento desses doentes, a tecnologia pode ser uma mais-valia e “a telessaúde uma ajuda fundamental no nivelamento das assimetrias regionais”, realçou o Presidente da SPMS, acrescentando que a grande vantagem do relacionamento à distância é aproximar as pessoas das unidades do SNS que prestam assistência especializada neste tipo de doenças, mesmo em populações mais isoladas, e aqui “os Balcões SNS 24 têm sido um grande apoio”.

Aconselhamento Psicológico no SNS 24 é resposta importante

Na certeza de que as doenças crónicas geram ansiedade, ter uma porta sempre aberta 24h por dia, conhecida e acessível, é essencial para os doentes. “Ter um canal rápido para a tranquilidade e serenidade é fundamental”, sublinhou Luís Goes Pinheiro referindo-se à Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24, que atende chamadas relacionadas sobretudo com problemas e sintomatologia associados à ansiedade, ao agravamento de psicopatologia prévia, entre outros. 

Ao longo do debate falou-se também de respostas mais eficazes no interesse das pessoas. Garantir que existem dados de saúde e informação resultante do tratamento desses dados para que possa existir partilha, se for essa a vontade do utente, foi defendido pelo dirigente como uma melhoria para todo o sistema, dando como exemplo os dados dos exames médicos que estão a ser partilhados e entregues em formato digital. “Sem dados não há partilha.”

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e em jeito de conclusão, o Presidente da SPMS destacou ainda o investimento em todo o SNS e como o digital pode alavancar bastante o acesso aos serviços de saúde e “vai seguramente dar um contributo decisivo na saúde mental.”

Temas

|

Teleconsultas pela LIVE aumentam mais de 33% em 2025

25 Novembro, 2025

As teleconsultas realizadas pela plataforma LIVE aumentaram, só este ano, 33% face ao mesmo período de 2024. Cerca de 10 mil teleconsultas já foram realizadas através da LIVE. Neste contexto de forte crescimento da utilização da plataforma LIVE, foi lançada uma funcionalidade que torna as consultas à distância ainda mais simples e eficientes. Os utentes já são notificados pelos profissionais de saúde, por e-mail […]

Smart Healthy Region alinha visão conjunta sobre saúde na região Oeste

19 Novembro, 2025

A reunião de arranque do projeto Smart Healthy Region realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado dia 11 de novembro, e reuniu representantes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Unidade Local de Saúde do Oeste, da NOVA Information Management School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e da SPMS. A […]

Iniciativa “Dados + Perto” chega à ULS São José

18 Novembro, 2025

A iniciativa “Dados + Perto” reuniu profissionais da Unidade Local de Saúde de São José (ULS São José) no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, no dia 14 de novembro. Promovida pela Unidade de Advanced Analytics & Intelligence da SPMS, a sessão contou com a presença de 42 profissionais de saúde, que tiveram oportunidade de conhecer melhor […]

Voltar
Voltar para o topo.