Notícias

SNS 24 | Linha de Aconselhamento Psicológico atendeu 75 mil chamadas num ano

1 Abril, 2021

A Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), integrada no SNS 24, entrou em funcionamento no dia 01 de abril de 2020 e atendeu cerca de 75 mil pessoas, das quais quase seis mil eram profissionais de saúde. Para o Presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, o balanço deste serviço é “muito positivo”.

Ao longo deste ano ficou demonstrado “todas as razões que motivaram a instalação desta linha e a sua operacionalização”, disse Luís Goes Pinheiro em declarações à Lusa, adiantando que no passado dia 15 de março se iniciou “a execução do novo contrato de exploração da linha SNS24”. O novo contrato contém também a componente de aconselhamento psicológico nos moldes em que é prestado, ficando assim garantido o seu funcionamento “durante os próximos três anos, pelo menos”, salientou.

Na altura, a iniciativa juntou três entidades: a SPMS, a Fundação Calouste Gulbenkian, que financiou o arranque inicial da linha, e a Ordem dos Psicólogos Portugueses que deu o seu contributo científico para “a robustez científica da linha”. Estas três entidades juntaram-se também com o apoio da Direção-Geral da Saúde e do INEM num conselho consultivo que permitiu garantir que esta linha se enquadrava no contexto das respostas em matéria de saúde mental”, referiu o Presidente da SPMS.

“Os meses em que houve maior procura da linha coincidiram curiosamente com os períodos de picos que tivemos na pandemia”, observou. Outubro foi o mês com “maior procura”, seguido de abril do ano passado, após o lançamento do serviço numa altura em que o país vivia “ainda um período de grande incerteza quanto à pandemia” e decorria o primeiro confinamento.

“No primeiro confinamento as pessoas tinham muita ansiedade, muito stress, muitas dúvidas também quanto ao seu futuro, designadamente, profissional e, portanto, houve de facto uma procura da linha motivada pelo choque inicial do embate com a pandemia”, apontou.

Voltou a sentir-se uma maior procura em outubro” quando ocorreu a segunda vaga da pandemia e o crescimento do número de casos de covid-19 gerou “uma intranquilidade nas pessoas que resultou nesta maior procura de apoio da linha do aconselhamento psicológico”, situação que se verificou novamente em janeiro de 2021 quando ocorreu a terceira vaga.

Apesar desta linha não estar pensada para vigorar apenas durante o período de pandemia, afirmou, “verificou-se efetivamente que esta realidade da pandemia da covid-19 trouxe uma procura especial desta linha e, portanto, justificou-se de forma absolutamente plena a criação da linha neste contexto”.

No primeiro ano de atividade, as chamadas efetuadas para a LAP estiveram relacionadas, na sua maior parte, com problemas associados a ansiedade, stress, gestão de emoções e adaptação em situações de crise.

Para o Presidente da SPMS “podemos dizer que tem sido um sucesso porque, acima de tudo, as pessoas têm procurado esta linha e têm obtido respostas”.

Temas

LAP_NOTICIA-01

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

SNS 24 celebra 8 anos com lançamento da nova App e do Portal SNS 24

23 Julho, 2025

O SNS 24 assinala o seu 8.º aniversário com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24, num evento comemorativo no Pavilhão de Portugal, que decorre hoje, dia 23 de julho. O ponto alto será assinalado com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24. Com um investimento superior […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.