Notícias

SPMS e DGS distinguidas com o projeto “Self-Report&TraceCovid-19” em programa de reconhecimento internacional

15 Dezembro, 2020

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Direção-Geral da Saúde (DGS) foram distinguidas pela Federação Internacional dos Hospitais (International Hospital Federation-IHF), no âmbito do combate à pandemia, com o projeto “Self-Report&TraceCovid-19”.

No concurso ‘Programa de Reconhecimento da Resposta à COVID-19’ (‘IHF Beyond the Call of Duty for COVID-19’), a SPMS e a DGS foram duas das entidades vencedoras do Serviço Nacional de Saúde. Ao todo, foram 13 as entidades do SNS distinguidas pela IHF que, nesta terça-feira, 15 de dezembro, recebem um certificado “Beyond the Call of Duty for COVID-19″.

Self-Report&TraceCovid-19 tem sido uma ferramenta fundamental no suporte à abordagem das pessoas com suspeita e confirmação de infeção por SARS-CoV-2 e seus contactos, apoiando diariamente a prestação de cuidados de saúde no âmbito da pandemia COVID-19 e a intervenção das autoridades de saúde e equipas de saúde pública.

Desde abril, já se registaram 2 milhões e 735 mil utentes na plataforma, monitorizados por mais de 15 mil profissionais de saúde. Mais de 132 mil utentes (132.710) em isolamento reportaram a evolução do seu estado de saúde através do “Registar Sintomas”. O auto-reporte é efetuado diariamente num formulário digital.

Esta ferramenta tem provado ser uma mais-valia na gestão diária de resposta à pandemia, permitindo, por um lado, apoiar a vigilância dos utentes e, por outro, aliviar a pressão da COVID-19 no SNS, reduzir o esforço e tempo despendidos nas vigilâncias por parte dos profissionais de saúde e evitar a exposição desnecessária dos mesmos ao vírus. Desde junho, foram submetidas mais de 521 mil auto-vigilâncias, o que se traduz numa poupança de cerca de 50 mil horas de trabalho, ao longo destes meses.

O reconhecimento é agora mundial.  A distinção resulta da análise de um júri internacional composto por 16 especialistas do setor de saúde, entre os quais o presidente da direção da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar-APDH, membro da IHF.

Mais de 100 instituições de 28 países obtiveram este reconhecimento porque “proactivamente colocaram em prática respostas ou ações organizacionais de excelência e com caráter inovador no combate à pandemia COVID-19, a nível regional ou nacional”.

Esta é a terceira vez que o modelo desenvolvido pela DGS e pela SPMS é distinguido. Em novembro, o projeto recebeu a segunda menção honrosa na 7ª edição de Prémios Healthcare Excellence e, já este mês, foi finalista do prémio IPPS – ISCTE Políticas de Saúde – Categoria Administração Central.

O projeto constitui uma aposta inovadora de telemonitorização e telemedicina, implementada em tempo recorde durante uma Emergência de Saúde Pública. Este modelo inovador foi elaborado com base na norma 004/2020 da DGS, que estabelece os procedimentos a adotar na abordagem ao doente com suspeita ou infeção por SARS-CoV-2.

Para saber mais sobre o reconhecimento mundial, pode consultar: https://www.ihf-fih.org/beyond-the-call-of-duty-for-covid-19/organizations/.

self_Report_tracecovid_dgs_spms_ihf

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

Voltar
Voltar para o topo.