Notícias

Reforço do SNS24

2 Outubro, 2020

Na conferência de imprensa de hoje relativa à atualização dos dados da Covid-19, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, referiu que o número de profissionais do Centro de Contacto SNS24 poderá vir a ser reforçado, passando de «1.350 para 2.000 durante ainda o outono», consoante a evolução da pandemia em Portugal. 

O governante informou que já está ativo, em fase experimental, um novo call center na Covilhã, e que será aberto «muito em breve mais um em Vila Nova de Gaia». Adicionalmente, serão reforçados os centros já existentes, o que vai permitir passar dos atuais 1.350 profissionais para os 2.000 durante o outono.

O Secretário de Estado sublinhou que a aposta no Centro de Contacto «não é de agora e nem apenas da pandemia», referindo, a título de exemplo, que o número de chamadas atendidas cresceu 39% em 2018, 24% em 2019 e 82% em 2020.

Diogo Serra Lopes afirmou que, apesar do valor de 2020 estar relacionado com a pandemia de Covid-19, o mesmo «só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço da capacidade».

Quanto à linha de apoio psicológico, o governante informou que foram atendidas, desde 1 de abril, 38.912 chamadas, 3.229 das quais feitas por profissionais de saúde. «A saúde mental já era uma prioridade deste governo e o contexto de pandemia veio apenas reforçar isso», afirmou Diogo Serra Lopes.

O Secretário de Estado referiu, ainda, que a linha de atendimento para cidadãos surdos realizou, desde 21 de abril, mais de 800 videochamadas, tornando o acesso ao SNS24 possível a estes cidadãos. «Tratava-se de um desejo antigo e não foi o contexto da pandemia que impediu de o realizar», sublinhou.

Temas

SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas

21 Agosto, 2025

A Teleconsulta SNS 24 é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica. Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 […]

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.