Notícias

SNS 24 | Mais de 7.000 chamadas por dia em 2020

28 Setembro, 2020

Em 2020, o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) recebeu, em média, mais de 7.000 chamadas por dia, totalizando cerca de 1,9 milhões, um aumento de quase 80% em comparação com o mesmo período de 2019.

Entre os dias 1 de janeiro e 24 de setembro, o SNS 24 atendeu 1.906.644 chamadas. Em comparação com o período homólogo, do ano anterior, já foram atendidas mais 840.844 chamadas, o que traduz um crescimento de 79%.

Em 2019, o SNS 24 atendeu 1.485.808 chamadas, segundo o balanço da atividade do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde.

Nos meses de março e abril foi registado o maior número de chamadas este ano, com 381.270 e 234.337, respetivamente.

Em setembro, mês que tem vindo a registar um aumento de casos de Covid-19, foram atendidas, até ao dia 24, 232.980 mil chamadas, uma média de 9.700 chamadas por dia, sendo que o tempo médio de espera por atendimento ronda os 52 segundos.

Relativamente à Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP), criada em 1 de abril, os dados indicam que recebeu, até 24 de setembro, 37.328 chamadas, 3.125 das quais de profissionais de saúde.

As chamadas estão relacionadas com problemas associados a ansiedade, stress, angústia, medo, sintomatologia depressiva, gestão de emoções e adaptação em situações de crise e, por vezes, à toma de medicação em excesso e ideação suicida.

A plataforma de atendimento por videochamada, disponibilizada no site do SNS 24 para cidadãos surdos, já realizou 785 atendimentos, entre os dias 21 de abril e 24 de setembro. O atendimento é feito por um intérprete de Língua Gestual Portuguesa que faz a mediação com o enfermeiro do SNS24.

Este serviço, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, pode ainda ser utilizado para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo no Serviço Nacional de Saúde (centros de saúde e hospitais).

O SNS 24 está preparado e é monitorizado em permanência por uma equipa dedicada a 100% para esse efeito. Neste momento, o SNS 24 conta com 1.250 enfermeiros, que trabalham em turnos de quatro a oito horas, tendo ainda disponível uma bolsa de recurso, ativada sempre que necessário, de mais 326 profissionais de saúde.

Temas

SNS 24 realizou mais de 26 mil teleconsultas

21 Agosto, 2025

A Teleconsulta SNS 24 é um serviço de encaminhamento do SNS 24. Destina-se a utentes que, após triagem feita através do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância, ou seja, situações que se apresentem de menor complexidade e urgência clínica. Lançada em dezembro de 2024, a Teleconsulta SNS 24 […]

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.