Notícias

SNS 24 reforça capacidade de resposta no atendimento ao cidadão e disponibiliza informações no site

5 Março, 2020

No âmbito da epidemia pelo novo coronavírus (COVID-19), o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 reforçou a capacidade de resposta tendo, até à data, 1 000 enfermeiros que trabalham por escalas. No atendimento em simultâneo estão cerca de 130 a 150 profissionais e toda a equipa está preparada para responder a contactos relacionados com o COVID-19.

Em média, o SNS 24 atende mais de 90% das chamadas em menos de 20 segundos. Trata-se de um serviço cuja procura varia ao longo do dia, podendo existir picos de afluência em que o tempo de espera poderá ser superior aos 20 segundos. A título de exemplo, a 2 de março, dia em que foram confirmados os dois primeiros casos de COVID-19 em Portugal, registou-se uma maior procura aos serviços do SNS 24.

Das 3 209 chamadas, 913 foram para esclarecer dúvidas sobre a doença e 2 296 chamadas de triagem relacionadas com queixas ou problemas de tosse, orofaringe, síndrome gripal, problema respiratório, alteração da temperatura, problema por asma ou pieira. É precisamente esta sintomatologia que a Direção-Geral da Saúde (DGS) considera adequada para se realizar o despiste de infeção por COVID-19. O SNS 24 cumpre o protocolo clínico adequado e definido pela DGS e, se necessário, ativa a Linha de Apoio ao Médico que avalia a situação clínica de cada pessoa.

No caso de um cidadão que não apresente sintomatologia, mas tenha estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, após contactar o SNS 24 deverá aguardar pelo contacto do delegado de saúde da sua região, que realizará um acompanhamento ativo, bem como a vigilância dos sintomas. É fundamental que todos os cidadãos adotem medidas de prevenção e proteção e, em caso de dúvida ou surgimento de sintomas, devem sempre contactar o SNS 24 – 808 24 24 24.

O SNS 24 também disponibiliza conteúdos informativos validados pela DGS sobre o COVID-19 no seu site www.sns24.gov.pt.

Temas

|

call center SNS 24

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.