Notícias

SPMS na conferência “IDC FutureScape 2020”

18 Fevereiro, 2020

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS participou na IDC FutureScape 2020, conferência que decorreu nesta terça-feira, 18 de fevereiro, em Lisboa.

Integrando dez painéis de discussão, esta iniciativa permitiu perceber de que forma as empresas organizam, e reinventam, os seus departamentos de IT e como adquirem as capacidades necessárias para competir num mercado sujeito à inovação constante.

“Future of industries” foi o tema do painel que contou com Henrique Martins, juntamente com representantes de outras empresas e organizações, para debater os novos modelos de negócio com base em ecossistemas digitais.

“O digital pode ser uma oportunidade para fazer frente às doenças do futuro”, salientou o dirigente da SPMS, destacando exemplos concretos no setor da Saúde e adiantando que, “há pequenos passos na “inteligencialização” das coisas, que é dotá-las de alguma informação e capacidade autónoma e isso vai fazer a diferença”.

Telemonitorização em casa e telecardiologia foram dois projetos do SNS realçados por Henrique Martins que, na sua intervenção, referiu ainda os 25% da população que não usa digital, sendo sobretudo os cidadãos mais carenciados, mais velhos e doentes. Como bom exemplo, referenciou o caso da Estónia, país que juntou a banca com universidades e empresas de telecomunicações, dando formação gratuita para o uso do digital a toda a população e concluindo que Portugal pode fazer o mesmo, porque “ainda vamos a tempo”. “A banca poupou dinheiro, as telecomunicações ganharam clientes e as universidades puseram professores a trabalhar – Win-Win“.

Direcionada para diretores-gerais, chief executive officers (CEO), chief information officers (CIO), chief information security officers (CISO), CxO, gestores BU, diretores de TI e outros influenciadores de negócio, a conferência contou com cerca de 500 pessoas na audiência.

Temas

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.