Notícias

Mais de 100 mil teleconsultas no SNS

5 Fevereiro, 2020

Mais de 100.000 teleconsultas já foram registadas no Serviço Nacional de Saúde, desde 2016 até ao dia 31 de janeiro de 2020. Em 2019 realizaram-se mais de 30 mil (30.074), ano em que se registou o número mais elevado, com uma taxa de crescimento de 13,5% face a 2018, e mais 5,7% comparativamente a 2017.

Os dados agora divulgados demonstram que a SPMS, EPE, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), tem contribuído de forma efetiva para o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português.

Inserido na reforma dos cuidados de saúde, o CNTS integra estruturas organizacionais já existentes, de modo a rentabilizar a capacidade da rede nacional de unidades do SNS. A telessaúde melhora a acessibilidade, levando o SNS a todos os cidadãos, o que representa uma mais-valia para todo o sistema de saúde.

Relativamente aos dados apresentados, entre 2016 e janeiro de 2019, o CNTS tem conhecimento de que muita da atividade realizada no SNS ainda não é registada, apenas há registo das teleconsultas. Neste período temporal, a Unidade de Saúde Local de Matosinhos destacou-se como a instituição com o maior número de teleconsultas.

A curto prazo, ainda em fevereiro, a atividade de teleconsulta irá arrancar no Centro Hospitalar do Oeste e no Hospital de Ovar e, no final do mês, prevê-se o início no Centro Hospitalar Póvoa do Varzim – Vila do Conde.

Em 2020, o grande desafio passa, essencialmente, pela substituição da PDS Live para a nova RSE Live, quer na atividade em tempo real de Profissional de Saúde – Profissional de Saúde, quer nas Teleconsultas de Profissional de Saúde – Utente, a partir da Área do Cidadão.

Criado através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 67/2016 – Diário da República n.º 206/2016, de 26 de outubro, o CNTS integra uma equipa multidisciplinar constituída por médicos, enfermeiros, informáticos e técnicos de outras áreas que, diariamente, trabalham para uma maior integração dos cuidados de saúde, facilitando a comunicação e articulação entre profissionais.

O CNTS, através da coordenação, regulação e prestação de serviços, e sob a responsabilidade da SPMS, irá continuar a promover a telessaúde e a adoção de boas práticas, tendo como objetivo levar o SNS a todos os cidadãos, com qualidade e profissionalismo, contribuído para melhorar a governação e eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Temas

|

teleconsulta

SPMS reforça boas práticas com implementação de novo Código de Ética e Conduta

27 Outubro, 2025

A SPMS tem um novo Código de Ética e Conduta, que reflete o compromisso da organização e das suas pessoas com a promoção de uma cultura de responsabilidade, integridade e sustentabilidade. O novo instrumento de gestão foi apresentado, em duas sessões de sensibilização interna, no dia 23 de outubro. As sessões contaram com a intervenção […]

“Dados + Perto” aproximam ULS de Coimbra e soluções digitais da SPMS

24 Outubro, 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acolheu a iniciativa “Dados + Perto”, promovida pela SPMS, no dia 21 de outubro. Dirigida a profissionais de saúde, teve como principal objetivo reforçar a proximidade e o conhecimento sobre as soluções de Business Intelligence (BI) oferecidas pela SPMS, nomeadamente BI Hospitalar, BI RSE SIGA e o […]

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Voltar
Voltar para o topo.