Notícias

Workshop Health Data Governance for Secondary Use promovido pela SPMS

21 Janeiro, 2020

A SPMS promove nos dias 21 e 22 de janeiro, nas suas instalações em Lisboa, o workshop Health Data Governance for Secondary Use com a participação de várias delegações que integram as Redes Digitais de Saúde Europeias (eHealth Network).

Estas delegações, que representam várias instituições europeias, como a Comissão Europeia, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças e vários ministérios da saúde europeus, entre outras, incorporam especialistas em governança e utilização de dados secundários em saúde e vão debater na SPMS as boas práticas para a utilização destes dados.  

 Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, abriu o workshop e deu início à sessão da manhã onde foram apresentadas as oportunidades e os desafios no âmbito dos dados secundários de saúde, em que cada país apresentou o seu contexto nacional nesta matéria, relativamente à sua respetiva governança nacional dos dados de saúde.

No âmbito da Estratégia Nacional para a Utilização de Dados Secundários no Contexto Nacional e nas Redes de Saúde Digital Europeias, esta formação pretende identificar as áreas prioritárias a desenvolver, quer a nível nacional quer a nível internacional, a partilha de boas práticas em todos os estados membros e o aumento da consciencialização para estas matérias.  Ao mesmo tempo que é desenvolvida a cooperação internacional, promovendo a atuação conjunta entre governos, organizações de saúde e agências nacionais para a saúde digital, em matéria de governação e utilização de dados secundários.

Ao longo dos dois dias vão ser abordadas as políticas, tecnologias e as diretrizes legais regulatórias para a recolha de dados secundários e os objetivos para a sua partilha, bem como as fontes e as iniciativas nacionais para a utilização destes dados tanto a nível de cuidados personalizados de saúde como em termos de saúde pública.   

A utilização de dados secundários tem sido um dos pilares mais importantes para a transformação digital na saúde, mantendo a premissa do uso seguro da informação para apoiar e desenvolver os cuidados de saúde.

Este workshop vai ao encontro das recomendações da eHealth Network, no sentido de desenvolver ações transfronteiriças de governança e o desenvolvimento de Redes Nacionais de Saúde Digital, que representam um passo em frente para a interoperabilidade e a troca segura de informação transfronteiriça, no sentido de consolidar as estruturas nacionais em alinhamento com a estrutura conjunta europeia, para assegurar o apoio às estratégias de saúde nacionais de cada estado membro.   

Temas

|

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.