Notícias

SPMS revoluciona novamente a forma de Comprar em Portugal – Sistemas da Aquisição Dinâmicos para bens e serviços transversais e bens e serviços de saúde

28 Junho, 2019

Num momento em que as entidades públicas têm como maior desafio acompanhar a revolução digital em curso e, consequentemente, comprar inovação, a SPMS instituiu, hoje, o primeiro de dez Sistemas de Aquisição Dinâmicos a concluir até final do mês de julho.

O primeiro Sistema de Aquisição Dinâmico, hoje instituído, tem como objeto contratual as tecnologias mobile.

Os próximos a instituir, no mês de julho, terão como objeto contratual, a inteligência artificial, blockchain, medicamentos e dispositivos médicos. Com a introdução dos Sistemas de Aquisição Dinâmica no Catalogo Eletrónico de Compras Públicas da Saúde, a SPMS pretende substituir gradualmente a figura dos Acordos-Quadro.

Este instrumento procedimental especial é aquele que melhor defende o princípio da concorrência, renovando-a sempre que surjam novos produtos e novas empresas que ofereçam, a todo o momento, as melhores condições  para o Estado.

É um sistema eletrónico de multifornecedores que viabiliza  contratos  de aquisição ou locação repetidos no tempo, de bens ou serviços de uso corrente e permite a adesão de novos concorrentes durante todo o seu prazo de vigência, cuja duração máxima é de quatro anos.

No plano europeu, o setor da saúde é aquele que melhor propicia  a instituição de Sistemas de Aquisição Dinâmicos.

Como principais benefícios do SAD podemos apontar os seguintes: Concorrência – permite constituir uma bolsa aberta de fornecedores, podendo incluir novos concorrentes ao longo da vida útil do sistema, o que contribui para a melhoria da inovação e para o aumento contínuo da concorrência; Leilão eletrónico – também permite incluir o procedimento de leilão eletrónico; Informação – permite, ainda, a criação e a atualização de catálogos de propostas abertos e dinâmicos, bem como o convite aos membros do sistema para apresentação de propostas melhoradas como propostas finais.

O SAD cria um maior dinamismo na medida em que o fornecedor ao longo da vigência do sistema pode melhorar a sua proposta, por forma a que, na data de apresentação de uma versão definitiva, ofereça condições mais vantajosas à entidade adjudicante.

Este modelo de aquisição impõe uma maior transparência, uma vez que determina a obrigatoriedade da publicação de todas as necessidades de compra. Quanto à tramitação procedimental, o SAD não despreza questões de celeridade, pois utiliza prazos reduzidos de aquisição, dado que se recorre, em qualquer momento, a uma lista atualizada de fornecedores interessados e disponíveis.

A SPMS continuará a imprimir uma dinâmica na prossecução do interesse público, da concorrência e da transparência no âmbito da contratação pública em Portugal.

Anúncio de procedimento n.º 6688/2019 – Diário da República n.º 122/2019, Série II de 2019-06-28 122748798

SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E. P. E. (NAQ) Instituição de um Sistema de Aquisição Dinâmico para a Prestação de Serviços de Consultoria em Tecnologias Mobile e Serviços de desenvolvimento, conceção e suporte de sites, portais e Webservices.

carrinho de supermercado SAD serviços transversais e bens de saúde

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.