Notícias

PARO apoia doentes da RNCCI – o caso do ACES Amadora

6 Março, 2019

O robô social PARO tem contribuído para a melhoria da prestação de cuidados domiciliários aos doentes integrados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), que são acompanhados pela Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Amadora +.

Oferecido pela SPMS, EPE ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora, em julho de 2018, o Mimo – nome dado a esta foca bebé – foi inserido nas visitas no domicílio a 10 doentes com idades entre os 40 e 92 anos, apresentando foro patológico varável. Sendo um elemento diferente e inovador neste tipo de cuidados, o PARO tem acompanhado uma profissional médica das Equipas de Cuidados Continuados Integrados (ECCIs), que presta apoio a doentes sem médico de família.

Nesta primeira fase do projeto, o número de visitas domiciliárias com o robô tem variado entre uma a oito. O grau de aceitação tem sido positivo, verificando-se uma maior satisfação por parte dos doentes que se referiram ao PARO como “carinhoso” e “bonito”. Cada interação dos doentes foi de 20 a 60 minutos e, quando questionados sobre o que sentiram, frequentemente frisaram a “paz” e o “bem-estar”.

Para além de fomentar o movimento ao serem pedidas pequenas ações como “fazer uma festa”, verificou-se também que foi facilitador do diálogo entre profissionais de saúde, doentes e cuidadores e, em algumas situações, foi uma importante ajuda em períodos de maior agitação do doente. Após algum tempo de intervalo entre as visitas médicas, o PARO serviu, também, como elemento facilitador da identificação do profissional médico.

Esta experiência do ACES Amadora mostra que os sentimentos positivos e o efeito calmante nos doentes constituem mais-valias nas visitas domiciliárias com o PARO, contribuindo para a melhoria na prestação de cuidados da RNCCI.

Temas

|

banner_spms2

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Equipa da SPMS participa em artigo científico sobre IA em saúde pública

7 Agosto, 2025

Um grupo de colaboradores da SPMS participou na elaboração do artigo “Harnessing artificial intelligence for enhanced public health surveillance: a narrative review”, que foi publicado na revista Frontiers in Public Health. O artigo integra um grupo restrito de publicações consideradas de excelência na área, nesta prestigiada revista de Medicina, ramo de saúde pública, saúde ambiental e […]

Médicos Dentistas e SPMS debatem transformação digital da saúde oral

4 Agosto, 2025

A SPMS acolheu a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), para discutir a digitalização da saúde oral, no dia 1 de agosto, em Lisboa. A agenda de trabalho foi marcada pelo projeto do Registo de Saúde Eletrónico (RSEu), na componente do programa de saúde oral. O Sistema de Informação para a Saúde Oral (SISO) foi um […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.