Notícias

Teleconsulta de Nefrologia no CHMT com apoio do Centro Nacional de TeleSaúde

27 Fevereiro, 2019

A teleconsulta de Nefrologia no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) arrancou no dia 18 de fevereiro, com o apoio do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS). As teleconsultas  realizam-se através da utilização da RSE Live, a plataforma disponibilizada pela SPMS, EPE.

Na nota publicada no site do CHMT, a diretora do Serviço de Nefrologia, Ana Vila Lobos, indicou alguns dos principais objetivos desta teleconsulta: “evitar a deslocação do utente ao hospital, através de meios informáticos, permitindo uma consulta de proximidade e em tempo real; proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e melhoria na prestação de cuidados de saúde ao utente; antecipar as intercorrências; partilhar conhecimentos entre os nefrologistas e os especialistas de Medicina Geral e Familiar e permitir que todos os cidadãos tenham as mesmas condições de acessibilidade à saúde renal.”

Os utentes têm agora acesso a consultas de Nefrologia no centro de saúde, através do protocolo estabelecido com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria.

O CNTS, sob a responsabilidade da SPMS, EPE, incentiva o desenvolvimento da telessaúde no sistema de saúde português e apoia diretamente a implementação de teleconsultas no SNS, que podem ser realizadas em diversas especialidades médicas.

Temas

| |

Informação atualizada I App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

SPMS coordena reunião de trabalho sobre RSEu

29 Julho, 2025

O Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu) foi o tema central da reunião que juntou dirigentes e representantes de várias entidades do setor da saúde, esta terça-feira, dia 29 de julho, na sede da SPMS, em Lisboa. Tratou-se de uma reunião do grupo de trabalho interdisciplinar para acompanhamento e seguimento da implementação e desenvolvimento do […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.