Notícias

SNS 24 – Esclarecimento

29 Janeiro, 2019

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24, no âmbito do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, procede ao encaminhamento de utentes para unidades prestadoras de cuidados presenciais, após completar a triagem clínica. No caso de encaminhamento para centros de saúde, é indicado ao utente a necessidade de observação em cuidados de saúde primários, num tempo determinado.

A dispensa de pagamento de taxas moderadoras, nos cuidados de saúde primários, aplica-se às situações em que, no encaminhamento, é indicada a observação clínica num período até 12 horas.

A comunicação com a unidade de saúde é realizada automaticamente, com envio de uma referenciação digital, e as unidades de saúde acedem à referenciação através de uma plataforma informática do SNS. Em situações pontuais, verificam-se dificuldades de acesso a essa referenciação administrativa, que poderão ocorrer por razões informáticas ou de procedimento local, não sendo possível à unidade confirmar o encaminhamento e, assim, dispensar o utente do pagamento de taxa moderadora.

Nas situações de pagamento indevido de taxas, o utente deverá contactar o SNS 24, através do 808 24 24 24, ou por e-mail, e será enviado ao utente um comprovativo por e-mail, que lhe permite comprovar o contacto e encaminhamento para a unidade de saúde.

De sublinhar que dos milhares de contactos realizados no âmbito do serviço de triagem, só em 0,07% dos casos foi necessário o envio de comprovativo de contacto ao utente. Estes casos pontuais têm acontecido apenas ao nível dos cuidados de saúde primários e circunscritos a algumas unidades de saúde. Todas as situações são analisadas e, em articulação com as unidades de saúde, solucionadas para que não voltem a ocorrer.

Importa, ainda, referir que o SNS 24 realiza o encaminhamento do utente para o nível de cuidados adequado ao problema de saúde identificado, mas não substitui a triagem na unidade de saúde.

Temas

BANNER_SPMS4

Informação atualizada I App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

Informação sobre App e Portal SNS 24

29 Julho, 2025

Nos últimos dias, foi registada instabilidade e intermitência em alguns serviços da App e do Portal SNS 24. A situação tem sido acompanhada pelas equipas técnicas da SPMS e os constrangimentos estão a ser, gradualmente, ultrapassados. Recomendamos aos utilizadores a instalação da versão mais recente da app (verificar nas lojas de IOS, Android e Huawei), […]

SNS 24 celebra 8 anos com lançamento da nova App e do Portal SNS 24

23 Julho, 2025

O SNS 24 assinala o seu 8.º aniversário com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24, num evento comemorativo no Pavilhão de Portugal, que decorre hoje, dia 23 de julho. O ponto alto será assinalado com a apresentação da nova App e do novo Portal SNS 24. Com um investimento superior […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.