Notícias

RIS2020 – Mais serviços, melhor qualidade

4 Maio, 2018

A RIS – Rede Informática da Saúde é uma rede privada multimédia que faz a ligação entre as redes locais de todos os organismos e serviços do Ministério da Saúde, assegurando a interligação das instituições de saúde e assumindo um papel vital na atividade diária de todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Englobando mais de 2 200 circuitos de dados, distribuídos pelas várias instituições do SNS, a RIS é um ponto fulcral de todo o sistema informático do Ministério da Saúde, sendo o acesso e bom uso da informação um fator crucial para a qualidade dos cuidados de saúde e sustentabilidade do SNS.

Desde 2014, e por um período de 3 anos, a RIS foi definida e implementada com recurso a um programa de procedimento de diálogo concorrencial. Face à proximidade do término do prazo de vigência do contrato da atual RIS, e ao desenvolvimento tecnológico verificado desde a sua entrada em funcionamento, a SPMS, EPE identificou uma oportunidade estratégica de proporcionar uma nova Rede de Informação de Saúde, designada RIS2020.

A premência nesta contratação é ainda maior tendo em conta as exigências em termos de velocidade de comunicações que, atualmente, são muito superiores, bem como a utilização de sistemas de informação, no quadro do setor da saúde a nível nacional, implicando uma sobrecarga da rede, incompatível com a capacidade atual. A RIS2020 catapulta o conceito da atual RIS para níveis de serviço e complexidade não alcançáveis no atual modelo.

Neste contexto, foi publicada ontem, 3 de maio, em Diário da República, a Portaria conjunta das Finanças e da Saúde n.º 255/2018, apresentando a necessidade de contratação, devido ao prazo de vigência do contrato da atual RIS estar a terminar.

A RIS2020 prevê um conjunto de melhorias e novos serviços, com claros benefícios qualitativos e económicos, destacando-se:

  • maior largura de banda em todo o Serviço Nacional de Saúde, de forma a promover a qualidade e acesso aos cuidados e, simultaneamente, reduzir desperdício;
  • melhorar os serviços telefónicos nos Cuidados de Saúde Primários;
  • criar novos padrões de cibersegurança e de segurança de dados em todo o SNS, visando fazer face às ameaças, cujo impacto pode ter importantes repercussões nas atividades das organizações do Ministério da Saúde.

O processo aquisitivo visa a exploração da RIS2020 por um período de 4 anos.

Consulte na íntegra a Portaria n.º 255/2018 – Diário da República n.º 85/2018, Série II de 2018-05-03 115209805

Temas

|

banner-ris

“Dia Digital e Telessaúde” chega a Castelo Branco, Tâmega e Sousa e IPO do Porto

2 Dezembro, 2025

Em novembro realizaram-se novas edições do “Dia Digital e Telessaúde”. Chegou às Unidades Locais de Saúde (ULS) de Castelo Branco e do Tâmega e Sousa e ao Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto). A iniciativa, organizada pelas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e dirigida aos seus profissionais, tem como objetivo […]

Prémio Inovação em Saúde 2025 conta com participação da SPMS

2 Dezembro, 2025

A SPMS esteve representada por Nuno Costa, vogal do Conselho de Administração, na cerimónia de entrega do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. A edição deste ano realizou-se a 26 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Nuno Costa integrou o painel de discussão “Que Inteligência Artificial queremos para a […]

CSIRT-SPMS reforça resiliência em cibersegurança com integração nas comunidades FIRST e TF-CSIRT TI

28 Novembro, 2025

A entrada da SPMS, através da sua equipa de resposta a incidentes de cibersegurança CSIRT-SPMS (Computer Security Incident Response Team), em redes internacionais de referência eleva os padrões de segurança digital e reforça o alinhamento com as melhores práticas de resposta a incidentes de cibersegurança. A CSIRT-SPMS consolidou um novo marco no seu processo de maturidade […]

Voltar
Voltar para o topo.