Notícias

“Portugal eHealth Summit 2018” com mais de 13 000 participantes

24 Março, 2018

A 2ª edição da maior cimeira sobre transformação digital e inovação no setor da Saúde, já realizada no país, encerrou, no passado dia 23, em Lisboa, com números significativamente expressivos, superando a edição do ano passado. Mais de 13 000 pessoas passaram pelo “Portugal eHealth Summit”, nos quatro dias em que decorreu no PT Meeting Center e na Sala Tejo do Altice Arena.

Apostando numa abordagem dinâmica, integrou mais de 70 painéis de debate, com temas distintos e uma média de 10 sessões a decorrer em simultâneo, vários workshops temáticos, uma área de exposição com 80 empresas, 45 startups e mais de 200 oradores, nacionais e internacionais.

Iniciativa do Ministério da Saúde e promovida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), já tinha recebido o Alto Patrocínio da Presidência da República e, ao longo dos quatro dias, contou com a presença de 14 elementos da tutela, de cinco ministérios.

Marcelo Rebelo de Sousa participou na sessão oficial de encerramento, sublinhando que “Portugal está na liderança do digital” e que esta mudança de paradigma na saúde e a inovação tecnológica são fundamentais para o futuro do Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista da democracia portuguesa.

Com uma forte presença online, a cimeira foi transmitida por livestreaming no seu canal oficial, registando muitos milhares de visualizações. Para quem preferiu assistir in loco, a entrada no evento foi gratuita e aberta a todos os cidadãos.

Cibersegurança, Mercados Digitais, eProcurement, Literacia Digital, Inteligência Artificial, Telessaúde, Comunicação estratégica em Saúde, Social eHealth, entre outras questões relevantes sobre Saúde Pública marcaram fortemente o programa deste ano, assente nos desafios de melhorar a qualidade da informação na prestação e gestão de cuidados de saúde, aumentar a segurança, a eficiência e, em alinhamento com as medidas do Simplex + Saúde, incrementar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

Esta iniciativa alavancou o posicionamento estratégico do país no avanço da revolução digital na saúde, não só a nível nacional, mas à escala internacional e transversal a todas as áreas da sociedade. A edição de 2018 foi um sucesso e pelo impacto que teve fora do país, a SPMS, EPE foi contactada pela organização do Websummit.

Para 2019, “Portugal eHealth Summit” ainda quer chegar mais longe e envolver mais profissionais, entidades, organizações e cidadãos.

eAgenda 2.0 ultrapassa 1 milhão de consultas agendadas

29 Maio, 2025

O sistema eAgenda 2.0 atingiu um marco histórico: permitiu marcar mais de 1 milhão de consultas, desde março de 2024. Este resultado reflete não só a confiança dos cidadãos e dos profissionais de saúde, mas também o impacto de uma solução tecnológica moderna, desenvolvida com foco na centralidade no utente, na eficiência dos serviços e […]

Noticia-Site_e-Agenda_2

ULS da Arrábida é a primeira a receber “Internet Segura com o livro ZigZaga”

29 Maio, 2025

No âmbito de promover a utilização segura da internet junto dos mais novos, a SPMS arrancou com uma iniciativa na Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida, esta quarta-feira, dia 28 de maio. A ULS da Arrábida foi a primeira a receber os livros “ZigZaga na Net Navegar a Cores”, com o propósito de promover […]

SPMS participa em webinar promovido pela OMS sobre dados de saúde

29 Maio, 2025

A SPMS participou num webinar promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – Europa, que decorreu esta quarta-feira, dia 28 de maio, dedicado à governação dos dados de saúde na era da inteligência artificial (IA). Esta sessão integrou a série “Decoding Data and Digital Health” focada em temas essenciais para a transformação digital dos sistemas […]

Voltar
Voltar para o topo.