Notícias

“Portugal eHealth Summit 2018” com mais de 13 000 participantes

24 Março, 2018

A 2ª edição da maior cimeira sobre transformação digital e inovação no setor da Saúde, já realizada no país, encerrou, no passado dia 23, em Lisboa, com números significativamente expressivos, superando a edição do ano passado. Mais de 13 000 pessoas passaram pelo “Portugal eHealth Summit”, nos quatro dias em que decorreu no PT Meeting Center e na Sala Tejo do Altice Arena.

Apostando numa abordagem dinâmica, integrou mais de 70 painéis de debate, com temas distintos e uma média de 10 sessões a decorrer em simultâneo, vários workshops temáticos, uma área de exposição com 80 empresas, 45 startups e mais de 200 oradores, nacionais e internacionais.

Iniciativa do Ministério da Saúde e promovida pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), já tinha recebido o Alto Patrocínio da Presidência da República e, ao longo dos quatro dias, contou com a presença de 14 elementos da tutela, de cinco ministérios.

Marcelo Rebelo de Sousa participou na sessão oficial de encerramento, sublinhando que “Portugal está na liderança do digital” e que esta mudança de paradigma na saúde e a inovação tecnológica são fundamentais para o futuro do Serviço Nacional de Saúde, a maior conquista da democracia portuguesa.

Com uma forte presença online, a cimeira foi transmitida por livestreaming no seu canal oficial, registando muitos milhares de visualizações. Para quem preferiu assistir in loco, a entrada no evento foi gratuita e aberta a todos os cidadãos.

Cibersegurança, Mercados Digitais, eProcurement, Literacia Digital, Inteligência Artificial, Telessaúde, Comunicação estratégica em Saúde, Social eHealth, entre outras questões relevantes sobre Saúde Pública marcaram fortemente o programa deste ano, assente nos desafios de melhorar a qualidade da informação na prestação e gestão de cuidados de saúde, aumentar a segurança, a eficiência e, em alinhamento com as medidas do Simplex + Saúde, incrementar os serviços públicos prestados aos cidadãos.

Esta iniciativa alavancou o posicionamento estratégico do país no avanço da revolução digital na saúde, não só a nível nacional, mas à escala internacional e transversal a todas as áreas da sociedade. A edição de 2018 foi um sucesso e pelo impacto que teve fora do país, a SPMS, EPE foi contactada pela organização do Websummit.

Para 2019, “Portugal eHealth Summit” ainda quer chegar mais longe e envolver mais profissionais, entidades, organizações e cidadãos.

SPMS participa em evento internacional e reforça posicionamento na GDHP

5 Novembro, 2025

A SPMS representou Portugal no evento “Pan-American Highway for Digital Health: Driving Innovation and Connection in the Americas”, que decorreu entre os dias 28 e 30 de outubro, em São Salvador, El Salvador. Enquanto vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a SPMS participou num painel global sobre saúde digital e nas reuniões da RACSEL […]

SPMS promove “Cibersegurança Estratégica para Conselhos de Administração”

4 Novembro, 2025

Decorreu, pela primeira vez, uma ação de formação de cibersegurança estratégica dirigida a elementos dos conselhos de administração de entidades do Ministério da Saúde e Serviço Nacional de Saúde. Composta por dois dias de sessões presenciais, a formação decorreu no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e nas instalações da SPMS, no Porto, entre […]

Novo recurso para avaliar maturidade em saúde digital com apoio da SPMS

4 Novembro, 2025

Já se encontra disponível o mais recente recurso da Global Digital Health Partnership (GDHP), que contou com o contributo da SPMS. “Framework for Selecting Digital Health Maturity Assessments” consiste num quadro de referência que orienta os países e as organizações na avaliação e comparação da maturidade em saúde digital. A publicação resulta de uma revisão […]

Voltar
Voltar para o topo.