Notícias

Despacho sobre Cibersegurança da Saúde

9 Outubro, 2017

Na era digital em que vivemos, o crescente número de incidentes de segurança e a ameaça que estes representam para o funcionamento das redes e dos sistemas de informação torna premente o reforço dos mecanismos de proteção desses sistemas, particularmente para proteção dos dados de saúde e do funcionamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde (MS).

De forma a reforçar a segurança, e no âmbito do modelo de governação relativo à implementação da política de cibersegurança da saúde, foi publicado hoje, 09 de outubro, em Diário da República, o Despacho nº8877/2017, aplicável aos estabelecimentos, serviços e organismos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde (MS), bem como às entidades do setor empresarial do Estado da área da saúde.

Em matéria de cibersegurança, relativamente ao Estado e aos operadores de infraestruturas críticas nacionais, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) é a autoridade nacional. A SPMS, EPE é o organismo que tem por missão a cooperação, a partilha de conhecimentos e informação e o desenvolvimento de atividades de prestação de serviços nas áreas dos sistemas e tecnologias de informação e de comunicação, garantindo a operacionalidade e segurança das infraestruturas tecnológicas e dos sistemas de informação do MS. Promove a definição e utilização de normas, metodologias e requisitos que garantam a interoperabilidade e interconexão dos sistemas de informação da saúde, entre si e com os sistemas de informação transversais à Administração Pública.

A SPMS, EPE e o Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança (GNS/CNCS) celebraram um protocolo, no dia 21 de fevereiro de 2017, com a finalidade de estabelecer as formas de cooperação entre estas duas entidades na troca de conhecimentos e no desenvolvimento e aprofundamento das capacidades nacionais de cibersegurança

No âmbito das respetivas competências, este Despacho vem determinar que a SPMS, EPE deverá articular-se com o GNS/CNCS, por forma a promover, acompanhar, definir e desenvolver um conjunto de estratégias, metodologias, iniciativas, medidas e procedimentos de cibersegurança.

Compete igualmente à SPMS a aquisição e gestão de tecnologias com vista à cibersegurança, determinar auditorias e avaliações de cibersegurança às entidades abrangidas pelo despacho, bem como o desenvolvimento de outras iniciativas.

Consulte, na íntegra, o Despacho nº8877/2017 de 09 de outubro.

Sobre cibersegurança da saúde, a última edição do jornal Expresso, do dia 07 de outubro, divulga a  Entrevista do presidente do CA da SPMS, Henrique Martins.

banner_Seguranca_informacao_SPMS

Participação da SPMS no “Ciber Perseu 2025”

21 Outubro, 2025

Pela primeira vez, a SPMS, através da sua equipa de resposta a incidentes de cibersegurança CSIRT-SPMS (Computer Security Incident Response Team) participou no “Ciber Perseu”, um exercício mundial de ciberdefesa. Organizado pelo Exército Português, decorreu de 12 a 16 de outubro, no Regimento de Transmissões, no Porto. O “Ciber Perseu 2025” contou com 45 entidades […]

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

SPMS participa em conferência da ENISA

23 Setembro, 2025

A SPMS participou na 10.ª edição da eHealth Security Conference realizada pela ENISA – Agência Europeia de Cibersegurança, e na visita ao Centro Europeu de Competência em Cibersegurança (European Cybersecurity Competence Centre ou ECCC), em Bucareste, na Roménia. Em representação da SPMS, esteve Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança, que participou na conferência e […]

Voltar
Voltar para o topo.