Notícias

Melhor rede informática e mais qualidade nos serviços do SNS

12 Junho, 2017

O Ministério da Saúde tem feito um investimento no aumento da largura de banda das redes, aliado à renovação do equipamento informático através da distribuição e instalação de computadores nas unidades dos Cuidados de Saúde Primários que, atualmente, continua a decorrer.

Paralelamente, foi lançado, no passado dia 09 de junho, o concurso internacional para reformular a Rede Informática da Saúde, RIS2020. O novo contrato vai representar um forte avanço tecnológico, sendo expectável alcançar-se poupanças financeiras, uma vez que um único contrato vai abranger a rede informática e, também, a rede de telefones, incluindo a móvel, o que nunca tinha acontecido.

Esta mudança prevê a distribuição de telemóveis aos médicos do Serviço Nacional de Saúde, quer ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, quer Hospitalares, como forma de facilitar o contacto com os utentes, em caso de necessidade, e se o médico assim o desejar. O profissional de Saúde terá sempre liberdade de escolha.

São vantagens claras para o SNS: maior largura de banda, que vai contribuir para um melhor acesso aos sistemas informáticos e, consequentemente, uma melhoria na prestação de serviços e cuidados ao cidadão; maior facilidade na comunicação entre médicos e utentes, que será uma mais-valia para todos, garantindo que cabe ao médico a tomada de decisão sobre o contacto com o seu paciente.

A SPMS tem, também, em preparação o projeto de marcação de consultas através da televisão de casa, para arrancar a partir de 2018 ou 2019. A RIS2020 integra uma nova função que irá permitir disponibilizar funcionalidades do Portal do SNS, nomeadamente da Área do Cidadão. Com o objetivo de facilitar, mais uma vez, a vida aos utentes, em particular aos cidadãos que ainda têm dificuldades em usar o computador, vários serviços do Portal do SNS, como a marcação de consultas e outras informações disponíveis na Área do Cidadão, ficarão acessíveis através do controlo remoto da televisão.

Em desenvolvimento está, ainda, a produção de conteúdos multimédia de saúde, destacando-se as informações ligadas à literacia em saúde e à literacia digital, para serem transmitidas nas televisões das unidades do SNS, ou nas casas dos utentes.

São medidas e projetos que visam elevar a qualidade dos serviços do SNS, aproximando-os ainda mais do cidadão. Facilitar a comunicação, melhorar o acesso aos sistemas informáticos e potencializar a redução da despesa, incrementando a sustentabilidade financeira do SNS, é a ambição do Ministério da Saúde, cumprindo à SPMS a sua concretização.

Temas

|

Banner_generico_spms_opcaoB

Smart Healthy Region alinha visão conjunta sobre saúde na região Oeste

19 Novembro, 2025

A reunião de arranque do projeto Smart Healthy Region realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado dia 11 de novembro, e reuniu representantes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Unidade Local de Saúde do Oeste, da NOVA Information Management School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e da SPMS. A […]

Iniciativa “Dados + Perto” chega à ULS São José

18 Novembro, 2025

A iniciativa “Dados + Perto” reuniu profissionais da Unidade Local de Saúde de São José (ULS São José) no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, no dia 14 de novembro. Promovida pela Unidade de Advanced Analytics & Intelligence da SPMS, a sessão contou com a presença de 42 profissionais de saúde, que tiveram oportunidade de conhecer melhor […]

SPMS intervém no III Simpósio de Igualdade de Género: Tecnologia, Saúde e Inclusão

18 Novembro, 2025

A Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) organizou, no dia 14 de novembro, o III Simpósio de Igualdade de Género: Tecnologia, Saúde e Inclusão, um encontro promovido pela sua Equipa de Trabalho para a Igualdade de Género (ETIG). Decorreu no Auditório do Hospital de São Teotónio, em Viseu. A SPMS participou no encontro destinado […]

Voltar
Voltar para o topo.