Notícias

SPMS dinamiza Unidade de Teleformação para SNS

12 Janeiro, 2017

Com a criação do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a SPMS viu reforçada a sua responsabilidade na área da formação, ficando sob sua alçada a Unidade de Teleformação para o Serviço Nacional de Saúde, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 67/2016 – Diário da República n.º 206/2016.

Através da disponibilização da plataforma eStudo, a SPMS leva a formação a qualquer entidade do SNS, em formato eLearning, ou teleformação (totalmente à distância), facilitando o acesso aos profissionais do SNS, sem custos acrescidos, pelo contrário, permite reduzir a despesa nesta área e, simultaneamente, eleva a qualidade e regista um maior investimento na diversidade da oferta formativa, colmatando muitas lacunas existentes.

A plataforma eStudo inclui o regime aberto, no qual qualquer utilizador pode registar-se e candidatar-se a um dos cursos disponíveis, cabendo ao tutor do curso aceitar ou não a candidatura; e o regime fechado, onde o tutor do curso dirige convites a utilizadores, previamente registados na plataforma, ou através de correio eletrónico.

Os cursos são solicitados pelas entidades, tendo em conta as suas necessidades. As ações formativas em regime aberto, sob a responsabilidade da SPMS, estão disponíveis a qualquer pessoa, sem necessidade de credenciais de acesso, para consulta da informação, procedimentos e manuais.

Em 2016, decorreram 16 ações de formação na plataforma eStudo, abrangendo um total de cerca de 1420 formandos, distribuídos da seguinte forma:

tabela cursos teleformacao

Dando resposta a um dos objetivos do Ministério da Saúde, a SPMS incrementa a oferta formativa com a plataforma eStudo, ferramenta estratégica para reforçar a formação em 2017 no SNS, uma vez que permite eliminar distâncias, reduz custos e contribui para desenvolver competências nos profissionais.

O CNTS faz parte do processo de reforma dos cuidados de Saúde e integra estruturas organizacionais já existentes, como a SPMS, de modo a rentabilizar a capacidade da rede nacional de unidades do SNS, contribuindo para melhorar a governação e aumentar a eficiência.

Temas

|

Smart Healthy Region alinha visão conjunta sobre saúde na região Oeste

19 Novembro, 2025

A reunião de arranque do projeto Smart Healthy Region realizou-se nas Caldas da Rainha, no passado dia 11 de novembro, e reuniu representantes da Comunidade Intermunicipal do Oeste, da Unidade Local de Saúde do Oeste, da NOVA Information Management School, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e da SPMS. A […]

Iniciativa “Dados + Perto” chega à ULS São José

18 Novembro, 2025

A iniciativa “Dados + Perto” reuniu profissionais da Unidade Local de Saúde de São José (ULS São José) no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, no dia 14 de novembro. Promovida pela Unidade de Advanced Analytics & Intelligence da SPMS, a sessão contou com a presença de 42 profissionais de saúde, que tiveram oportunidade de conhecer melhor […]

SPMS intervém no III Simpósio de Igualdade de Género: Tecnologia, Saúde e Inclusão

18 Novembro, 2025

A Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) organizou, no dia 14 de novembro, o III Simpósio de Igualdade de Género: Tecnologia, Saúde e Inclusão, um encontro promovido pela sua Equipa de Trabalho para a Igualdade de Género (ETIG). Decorreu no Auditório do Hospital de São Teotónio, em Viseu. A SPMS participou no encontro destinado […]

Voltar
Voltar para o topo.