Notícias

SPMS dinamiza Unidade de Teleformação para SNS

12 Janeiro, 2017

Com a criação do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), a SPMS viu reforçada a sua responsabilidade na área da formação, ficando sob sua alçada a Unidade de Teleformação para o Serviço Nacional de Saúde, de acordo com a Resolução do Conselho de Ministros n.º 67/2016 – Diário da República n.º 206/2016.

Através da disponibilização da plataforma eStudo, a SPMS leva a formação a qualquer entidade do SNS, em formato eLearning, ou teleformação (totalmente à distância), facilitando o acesso aos profissionais do SNS, sem custos acrescidos, pelo contrário, permite reduzir a despesa nesta área e, simultaneamente, eleva a qualidade e regista um maior investimento na diversidade da oferta formativa, colmatando muitas lacunas existentes.

A plataforma eStudo inclui o regime aberto, no qual qualquer utilizador pode registar-se e candidatar-se a um dos cursos disponíveis, cabendo ao tutor do curso aceitar ou não a candidatura; e o regime fechado, onde o tutor do curso dirige convites a utilizadores, previamente registados na plataforma, ou através de correio eletrónico.

Os cursos são solicitados pelas entidades, tendo em conta as suas necessidades. As ações formativas em regime aberto, sob a responsabilidade da SPMS, estão disponíveis a qualquer pessoa, sem necessidade de credenciais de acesso, para consulta da informação, procedimentos e manuais.

Em 2016, decorreram 16 ações de formação na plataforma eStudo, abrangendo um total de cerca de 1420 formandos, distribuídos da seguinte forma:

tabela cursos teleformacao

Dando resposta a um dos objetivos do Ministério da Saúde, a SPMS incrementa a oferta formativa com a plataforma eStudo, ferramenta estratégica para reforçar a formação em 2017 no SNS, uma vez que permite eliminar distâncias, reduz custos e contribui para desenvolver competências nos profissionais.

O CNTS faz parte do processo de reforma dos cuidados de Saúde e integra estruturas organizacionais já existentes, como a SPMS, de modo a rentabilizar a capacidade da rede nacional de unidades do SNS, contribuindo para melhorar a governação e aumentar a eficiência.

Temas

|

CSIRT-SPMS reforça resiliência em cibersegurança com integração nas comunidades FIRST e TF-CSIRT TI

28 Novembro, 2025

A entrada da SPMS, através da sua equipa de resposta a incidentes de cibersegurança CSIRT-SPMS (Computer Security Incident Response Team), em redes internacionais de referência eleva os padrões de segurança digital e reforça o alinhamento com as melhores práticas de resposta a incidentes de cibersegurança. A CSIRT-SPMS consolidou um novo marco no seu processo de maturidade […]

SPMS promove seminário sobre prevenção da fraude e desafios regulatórios na IA

28 Novembro, 2025

No contexto do Dia Internacional Contra a Corrupção, que se assinala em 9 de dezembro, a SPMS organiza um seminário sobre prevenção da fraude e corrupção no setor da saúde e desafios de inovação regulatória na inteligência artificial (IA). O seminário “Visão integradora da prevenção da fraude e da corrupção no setor da Saúde e […]

SPMS lança White Paper “Inteligência Artificial nas Organizações de Saúde: Implementação Integrada, Segura e Ética”

27 Novembro, 2025

A SPMS lançou um white paper com orientações para a integração segura, ética e eficaz de soluções baseadas em inteligência artificial (IA) nas organizações de saúde. O White Paper “Inteligência Artificial nas Organizações de Saúde: Implementação Integrada, Segura e Ética” resulta do compromisso da SPMS em promover soluções digitais que servem as pessoas e reforçam […]

Voltar
Voltar para o topo.