Notícias

SPMS colabora com Centro de Emergências em Saúde Pública

4 Outubro, 2016

No próximo dia 6 de outubro será inaugurado o CESP – Centro de Emergências em Saúde Pública, resultante de um projeto conjunto e inovador entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a SPMS, EPE. A sessão irá decorrer nas instalações da DGS, em Lisboa.

A SPMS, enquanto entidade responsável pelos sistemas de informação da saúde,  acompanhou o processo de reestruturação do espaço da DGS, onde funcionará o CESP, bem como a instalação de todos os meios tecnológicos. Sob a supervisão da Direção de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, em parceria com a Direção dos Sistemas de Informação, o espaço foi equipado com tecnologia inovadora, incluindo um video Wall interativo, três ecrãs de monitorização entre outros meios, de forma a garantir o bom funcionamento do CESP.

A cerimónia de inauguração conta com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, de representantes da Organização Mundial da Saúde e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças. O objetivo do CESP consiste em reforçar os sistemas de deteção precoce das ameaças sanitárias, antecipando-as, bem como incrementar a capacidade de monitorização de indicadores e sinais de alerta, promover a comunicação em matéria de resposta e intensificar a respetiva capacidade de coordenação.

A criação do CESP foi publicada no Despacho n.º 11035-A/2016, de 13 de setembro, onde é evidenciada a colaboração da SPMS, através da “participação no desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas de informação e comunicação na área das emergências em saúde pública”.

Temas

CESPimagem

Comitiva do Kosovo visita SPMS

9 Maio, 2025

A SPMS recebeu uma comitiva da área da saúde do Kosovo nas suas instalações em Lisboa, visando a partilha de conhecimentos e boas práticas em saúde digital. Realizou-se esta quinta-feira, dia 8 de maio. A visita deu a conhecer o trabalho que a SPMS tem vindo a desenvolver, nos últimos anos, ao nível da transformação […]

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

7 Maio, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, […]

Voltar
Voltar para o topo.