Notícias

Expand – “Lisbon eHealth week” promoveu interoperabilidade na saúde

11 Dezembro, 2015

Organizado pela SPMS, em parceria com a Comissão Europeia, “Lisbon eHealth week” foi o último evento do Expand, projeto liderado por Henrique Martins, que decorreu entre janeiro de 2014 e  dezembro de 2015.

O Centro de Reuniões na FIL – Expo recebeu representantes de 27 Estados-Membros que durante três dias, de 9 a 11 de dezembro, impulsionaram o debate, a partilha de resultados e conhecimentos sobre interoperabilidade em serviços de saúde transfronteiriços.

Estiveram presentes mais de 150 participantes, em representação das autoridades nacionais dos Estados-Membros, Centros de Competência, Comissão Europeia, Indústria TIC, profissionais de saúde e cidadãos.

Em paralelo, durante os três dias, decorreu o evento técnico EXPANDathon, organizado em colaboração com o IHE-Europe no qual representantes de 9 países e da Comissão Europeia efetuaram com sucesso testes de interoperabilidade de sistemas Patient Summary e ePrescription/eDispensation.

Participantes EXPANDathon

Na sequência do trabalho de “Expandability” realizado pelo EXPAND, decorreu um workshop temático sobre European Reference Networks. Enquadrado com políticas estratégicas e de governação da UE para a interoperabilidade dos serviços de saúde transfronteiriços, nomeadamente do eHealth Network, da Diretiva de Cuidados de Saúde Transfronteiriços (Diretiva 2011/24/EU) edo CEF  – Connecting Europe Facility, o Expand tem feito “a ponte” entre um conjunto de soluções eHealthdesenvolvidas noutros projetos-piloto de larga escala.

Presidente do Conselho de Administração da SPMS e coordenador do projeto EXPAND, Professor Henrique Martins

O grande desafio desta rede temática tem sido consolidar e disponibilizar informações concretas para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, garantindo, assim, uma maior segurança na prestação de cuidados de saúde, através da partilha de dados clínicos, suportados em requisitos técnicos, semânticos, organizacionais e legais, previamente definidos.

expandathon

O EXPAND chega ao fim, mas a implementação dos serviços de saúde transfronteiriços irá continuar. “É necessário informar todos os cidadãos  sobre estes serviços. Existe a necessidade do Patient Summary (Resumo Clínico), mas será que as pessoas sabem que têm essa necessidade?”, um exemplo destacado por Henrique Martins, servindo de mote para que o trabalho do EXPAND tenha continuidade. “Trabalhámos imenso, superou as expetativas” foi o feedback final do “Lisbon eHealth week”.

Temas

| |

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.