Notícias

Sucessos e Desafios no 4º aniversário da SPMS

22 Março, 2014

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE comemora este sábado, dia 22, o seu 4º aniversário. Criada em 2010, através do Decreto-Lei nº 19, a atividade da central de compras do Ministério da Saúde já permitiu, em quatro anos, poupanças na área de medicamentos e de dispositivos médicos, poupanças estimadas superiores a 120 milhões de euros, obtidos através de contratos públicos de aprovisionamento, acordos-quadro e aquisições centralizadas.  

As atribuições assumidas em 2012, destinadas a racionalizar os sistemas de informação do ministério (além dos serviços prestados nas áreas financeira e de recursos humanos), permitiram já avançar com aquisições centralizadas de equipamento, assim como licenciamento e suporte, para as ARS’s. 

As poupanças verificadas para a aquisição de material informático e serviços de cópia/impressão cifram-se nos 93 mil euros, sendo superiores a 28%. Aderiram à aquisição, através destes acordos, um total de 14 entidades para aquisição de material informático e cinco para serviços de cópia e impressão.

No caso dos serviços de Manutenção de Aplicações, as negociações decorridas com os principais fornecedores de serviços de manutenção de aplicações existentes nos hospitais do SNS, permitiram descontos financeiros que geraram uma poupança estimada de 1.6 milhões de euros (-18%), face aos valores dos contratos que as instituições adjudicaram em 2012.

Quanto ao licenciamento, a negociação com as duas principais empresas permitiu obter um desconto médio de 30% em relação ao preço previsto nos Acordos-Quadro da ESPAP, o que permitiu uma poupança de 3 milhões de euros.  

Desafios a conquistar

Neste dia em que assinala o quarto aniversário, a SPMS reconhece os desafios que tem em mãos: a concretização do projeto “Receita sem Papel” (desmaterialização da receita) até ao final do ano, a centralização de toda a gestão informática de recursos humanos das instituições do setor público da saúde, a evolução dos sistemas  de informação administrativos (SONHO) e financeiros (SITAM), a melhoria da RIS (Rede Informática de Saúde), expansão da PDS – Plataforma de Dados da Saúde, entre tantos outros estímulos.

Na área das compras, o aumento do número de medicamentos e de dispositivos a serem adquiridos através de CPA’s e a aquisição centralizada de Cuidados Respiratórios Domiciliários, são mais alguns  dos desafios que queremos cumprir.

Vai ser mais um ano difícil, mas sabemos que conseguimos fazer mais e melhor.

Temas

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.