Notícias

Portal do Profissional estende-se até ao Alentejo

18 Julho, 2012

O Portal do Profissional começou a funcionar esta semana na ARS do Alentejo. O facto foi assinalado pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, presente esta quarta-feira (dia 18) numa sessão sobre telemedicina realizada em Évora. O portal irá ligar as duas Unidades Locais de Saúde do Norte e Baixo Alentejo, bem como os hospitais de Évora e do litoral alentejano e todas as unidades de cuidados de saúde primários.

O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional teve apresentação oficial a 6 de julho no Porto, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde. O serviço permite a consulta do histórico electrónico das instituições do SNS onde o utente tenha sido atendido, assim como o histórico do seu receituário, tratamentos realizados em viaturas do INEM e a dados sobre a sua saúde oral. Inicialmente o portal esteve apenas disponível na ARS Norte e durante os primeiros 10 dias de funcionamento contabilizou acessos entre mais de 150 instituições distintas. Esses acessos foram realizados na sua grande maioria por médicos em ambiente de consulta, internamento e urgência.

O Portal do Profissional permite ainda que os médicos, enfermeiros possam consultar a informação introduzida pelo próprio utente no Portal do Utente, como por exemplo os seus contactos em caso de emergência. O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional é a segunda ferramenta a ser disponibilizada nos últimos dois meses no âmbito da PDS – Plataforma dos Dados da Saúde, um sistema central de partilha de informação clínica desenvolvida pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O Portal do Utente, o primeiro serviço disponibilizado a 31 de maio, dirigido aos cidadãos, permite que os utilizadores registem online os seus dados, contactos e hábitos, tendo o utente a possibilidade de gerir o acesso pelos profissionais de saúde à sua informação através da Plataforma. O Portal do Utente está acessível em https://servicos.min-saude.pt/utente/portal. O portal dá também acesso aos serviços de eAgenda, para marcação de consultas online e pedidos de receituário crónico, e ao eSIGIC destinado à confirmação de cirurgias.

Temas

|

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Equipa da DANAD promove reunião anual no Porto

15 Outubro, 2025

A Direção de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados (DANAD) da SPMS reuniu-se nas instalações da SPMS do Porto, com o objetivo de alinhar iniciativas, partilhar conhecimento e reforçar a coesão entre as suas unidades. O encontro teve lugar no dia 25 de setembro. A DANAD integra as Unidades de Inovação Digital (UID), de Advanced […]

“Dia Digital e Telessaúde” regressa em outubro com entusiasmo renovado

14 Outubro, 2025

O Dia Digital e Telessaúde regressou na primeira semana de outubro a várias Unidades Locais de Saúde (ULS).  Esta iniciativa reflete a determinação e o envolvimento das equipas de saúde, que têm vindo a consolidar práticas digitais, a promover a literacia tecnológica e a reforçar a cooperação entre níveis de cuidados. A ULS da Póvoa […]

Voltar
Voltar para o topo.