Notícias

Calculadora de Risco da Diabetes – novas opções

3 Julho, 2017

No âmbito do programa “Não à Diabetes”, a Área do Cidadão tem disponível a Calculadora de Risco da Diabetes. Com o objetivo de massificar a sua utilização na despistagem do risco da doença, atuando de uma forma ainda mais efetiva e preventiva, foram adicionadas novas opções associadas à Calculadora.

Assim, no caso em que é identificado um risco “moderado”, “alto” ou “muito alto” de diabetes para o utente, este será questionado se deseja partilhar a informação com os Cuidados de Saúde Primários e, ainda, se pretende agendar uma consulta.

Caso seja selecionado o ‘Sim’, é enviada uma notificação e, centralmente, é feita a marcação da consulta, por email, para o Centro de Saúde a que o utente pertence. É fundamental que os administrativos dos Centros de Saúde estejam atentos à caixa de correio eletrónico, onde chegam as notificações dos pedidos de consulta. Posteriormente, o administrativo contacta o cidadão, por telefone, para agendar a consulta.

A SPMS desenvolveu, também, mecanismos inteligentes que disponibilizam “lembretes” ao profissional de Saúde, indicando que o utente ainda não aderiu ao Programa “Não à Diabetes” e ao Programa “Gosto” (Projeto da DGS em parceria com a Fundação Gulbenkian, que possibilita consultas em comunidade, onde são feitos aconselhamentos de boas práticas, de alimentação e estilos de vida saudáveis, aos utentes identificados com risco elevado da diabetes).

Este lembrete ficará disponível em formato de pop-up e irá surgir em todas as consultas (3 vezes por utente) sempre que:

  • O utilizador do software SClínico é enfermeiro (pode ser estendido aos médicos);
  •  O utilizador do software SClínico está a dar consultas dentro dos Municípios que aderiram ao Programa “Gosto” (pode ser estendido aos restantes Municípios);
  • O utente está registado no sistema como não tendo consultas agendadas, ou realizadas, no âmbito do Programa “Gosto” ou do Programa “Não à Diabetes”;
  • O utente ainda não tem registos na Calculadora de Risco da Diabetes do SClínico.

pop-up tem a finalidade de informar o profissional de Saúde que deverá utilizar a Calculadora de Risco da Diabetes. Esta iniciativa visa promover a saúde e prevenir a diabetes, doença crónica que, anualmente, atinge maior número de portugueses.

Noticia_Areadocidadao_02

SPMS promove Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão

1 Outubro, 2019

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, E.P.E) promoveu durante o dia de hoje, 1 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, uma ação de divulgação do Registo de Saúde Eletrónico (RSE) da Área do Cidadão do Portal SNS, com o objetivo de dar a conhecer as vantagens da plataforma e apelar ao registo dos cidadãos.

Ação Área do Cidadão

Área do Cidadão acompanha regresso às aulas

11 Setembro, 2019

No regresso às aulas, a Área do Cidadão pode ser uma mais-valia para os encarregados de educação. O boletim de vacinas eletrónico, por exemplo, pode ser descarregado e enviado para a escola, por e-mail, se for necessário prestar algum esclarecimento sobre a vacinação dos filhos.

Área do Cidadão em destaque nas comemorações da cidade de Pombal

22 Junho, 2019

A SPMS marcou presença nas comemorações dos 28 anos da elevação de Pombal a cidade, no dia 21 de junho, através de uma ação de divulgação sobre a Área do Cidadão do Portal SNS e da MySNS Carteira eletrónica da Saúde. A iniciativa decorreu no Teatro-Cine de Pombal.

roll up área do cidadão
Voltar
Voltar para o topo.