ctc_CPC_banner

Consulta Pública | Catálogo Português de Cardiologia

Está aberta a consulta pública ao documento que será a 1ª versão do Catálogo Português de Cardiologia (CPC). O CPC pretende estruturar pela primeira vez em Portugal a informação relativa aos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica de Cardiologia, através da utilização da terminologia internacional SNOMED CT.

O documento está acessível online, a partir de hoje, até ao dia 23 de dezembro de 2021.

No âmbito da área da arquitetura de informação e semântica no sector da saúde, é necessária a adoção de estratégias para promover a interoperabilidade semântica entre os diferentes sistemas de informação e garantir o registo de informação uniformizada e padronizada.

O Catálogo Português de Cardiologia (CPC) vem, assim, estabelecer uma estrutura única e normalizada, de forma a que o registo de informação clínica relativa aos MCDT de Cardiologia seja uniforme nas aplicações informáticas do Sistema Nacional de Saúde em Portugal. Na primeira versão do Catálogo Português de Cardiologia, agora disponível em consulta pública, encontra-se, para o conjunto dos MCDT apresentados na Tabela de Preços do SNS relativos a Cardiologia [1], o mapeamento para os respetivos códigos e descritivos da Terminologia Internacional SNOMED CT.

Objetivos da consulta pública:

  • Incentivar a participação construtiva da versão 1.0 do CPC, com o objetivo de melhoria do seu conteúdo;
  • Auscultar os intervenientes do Sistema de Saúde Português, sejam estes profissionais de saúde, empresas, entidades interessadas ou outros, com o objetivo de assegurar a correta adequação do Catálogo às necessidades da sua área de atuação;
  • Garantir a transparência da metodologia de elaboração do CPC, bem como dos termos contemplados na sua 1ª versão;
  • Identificar eventuais constrangimentos e procurar as melhores soluções para os ultrapassar.

A participação está aberta a todos os interessados que apresentem considerações e contributos, por escrito, utilizando o questionário disponibilizado.

Para obtenção de quaisquer outros esclarecimentos contacte-nos através do endereço de correio eletrónico: ctcpt@spms.min-saude.pt.

Para consultar o documento de apoio do CPC, clique aqui.

Para consultar o ficheiro com o conteúdo do CPC, clique aqui.


[1] http://www.acss.min-saude.pt/wp-content/uploads/2016/12/Portaria-254_2018.pdf

Voltar
co-financiamento
amet, Lorem ipsum accumsan mattis ut efficitur.
Voltar para o topo.