Centro de Contacto do SNS | SNS 24

O SNS 24 foi inaugurado a 24 de julho de 2017[1], tendo-se dado continuidade aos serviços de triagem, acompanhamento e encaminhamento e iniciado a 4 de setembro um conjunto de novos serviços informativos e administrativos que reforçaram a disponibilidade (maior oferta adequada às necessidades da população; disponibilidade 24h*7dias) e a proximidade (centralização de serviços) do SNS aos cidadãos.

A missão do SNS24 consiste assim em, de uma forma integrada, disponibilizar ao Utente, através de um ponto de contacto único, omnicanal (canal telefónico; email; web), um conjunto de informações e serviços que facilitam o acesso, asseguram a equidade e simplificam a utilização do SNS. 

Serviços de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento existe desde 2007, prestado em permanência por enfermeiros, para contactos de teor clínico. Neste serviço o enfermeiro avalia o nível de risco sobre os sintomas apresentados pelo cidadão, aconselha e, caso se verifique necessário, encaminha-o para a estrutura de cuidados de saúde do SNS mais apropriada à sua condição (INEM; CIAV; CSP; SU), ou recomenda autocuidados, podendo realizar contactos para seguimento.

 O Serviço de Aconselhamento sobre Medicação disponibiliza o acesso a informação geral relativa a medicamentos não sujeitos a receita médica, não consubstanciando um ato de prescrição médica. 

 O Serviço de Assistência em Saúde Pública presta informações e conselhos em matéria de saúde pública.  Neste âmbito estão também implementados os procedimentos que permitem a referenciação para uma consulta de especialidade mediante um teste reativo HIV/VHB e VHC[2].

Serviços Informativos e Administrativos são contactos de teor não clínico que possibilitam o acesso rápido e fácil a informação geral sobre o Serviço Nacional de Saúde. Os administrativos fornecem também esclarecimentos ao cidadão sobre serviços disponíveis online através do SER |Área do Cidadão, incluindo a sua utilização. 

Em matéria de serviço Administrativo estão implementados a marcação de consultas nos CSP; a submissão de requerimentos de isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; a campanha outbound de Vale Cirurgia onde são contactados utentes com Nota de Transferência / Vale Cirurgia ativo no sentido de informar sobre este procedimento, e de sensibilizar para uma tomada de decisão célere sobre a utilização do vale. Uma decisão rápida do utente quanto à utilização da NT/Vale Cirurgia permite uma redução da lista de espera.Os serviços informativos e administrativos estão disponíveis entre as 8h e as 22h.   

Em 23 de Janeiro de 2019 foi lançado o novo site do SNS 24 (www.sns24.gov.pt): trata-se um site dedicado ao cidadão que pretende agregar informação que se encontra atualmente dispersa no SNS, prever um acesso facilitado aos serviços da RSE | Área do Cidadão e disponibilizar ferramentas como o Avaliador de Sintomas que permite obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente.

[1] Decreto-Lei n.º 69/2017

[2] Realização de testes rápidos (testes point of care) de rastreio de infeções por VIH, VHC e VHB nas farmácias comunitárias e nos laboratórios de patologia clínica/análises clínicas (Despacho n.º 2522/2018)

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