A SPMS esteve representada por Nuno Costa, vogal do Conselho de Administração, na cerimónia de entrega do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. A edição deste ano realizou-se a 26 de novembro, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL).
Nuno Costa integrou o painel de discussão “Que Inteligência Artificial queremos para a saúde em Portugal?”, com uma intervenção, segundo a organização, “fundamental para tornar a sessão rica, dinâmica e especialmente relevante num momento em que os temas da Inteligência Artificial, transformação digital e sustentabilidade na saúde assumem uma importância crescente”.

O prémio distinguiu projetos em quatro categorias: sustentabilidade social, sustentabilidade económica, sustentabilidade ambiental e sustentabilidade na transformação digital. A edição de 2025 introduziu ainda uma novidade ao convidar estudantes do ensino superior para concorrerem aos prémios.
Ana Povo, Secretária de Estado da Saúde, Maria de Belém Roseira, presidente do júri, e João Eurico da Fonseca, diretor da FMUL e presidente executivo do júri, encerraram a sessão.

A iniciativa, promovida pela FMUL, pela Sanofi e pela NTT DATA Portugal, dirigiu-se a entidades e pessoas que desenvolvem projetos capazes de reforçar a sustentabilidade na saúde. A edição deste ano destacou o tema “Inteligência Artificial aplicada à Saúde”, evidenciando a relevância crescente das tecnologias digitais na modernização dos cuidados de saúde.



