Notícias

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos.

Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões de segurança clínica e processual que caracterizam o SNS 24.

Como funciona? Quando um utente liga para o SNS 24, seleciona a opção de sintomas respiratórios e tem mais de 18 anos. Depois, será convidado para um atendimento digital mais rápido através da triagem digital. Após identificação com o número de utente, receberá um SMS com um link e código para acesso ao portal de triagem.

O processo digital permite uma avaliação inicial rápida e segura, garantindo três possíveis encaminhamentos: se for situação emergente contactar o INEM; situações menos graves, encaminhamento para confirmação clínica por um profissional de saúde do SNS 24; ou aconselhamento para permanecer em casa com cuidados específicos.

Nos casos que necessitam de validação por um profissional de saúde, será disponibilizado ao utente um número prioritário para contacto. Todas as respostas fornecidas na triagem digital são partilhadas automaticamente com o enfermeiro, permitindo uma avaliação clínica mais rápida, com contexto e uma orientação adequada.

Este novo método de atendimento é um complemento à resposta já existente, garantindo maior rapidez e eficiência, especialmente nos períodos de maior procura, e integrando totalmente a experiência do/a utilizador/a e a omnicanalidade da marca da SNS 24.

São várias as vantagens para utentes:
• Maior rapidez e eficiência no atendimento, principalmente nos períodos de maior procura;
• Segurança e confiança no processo, com orientações personalizadas e acompanhamento em todas as etapas;
• Acesso a soluções digitais integradas com os canais do SNS 24, promovendo comodidade e facilidade de uso;
• Reforço da qualidade no atendimento, permitindo que os profissionais de saúde se concentrem nas situações mais complexas.

A triagem digital reflete o contínuo compromisso e empenho das equipas do SNS 24 em encontrar soluções inovadoras para aumentar a capacidade de atendimento, sempre com o objetivo de assegurar a qualidade e segurança no cuidado ao utente. A utilização da tecnologia, aliada ao acompanhamento humano, representa mais um passo na transformação digital do SNS 24, permitindo-nos responder aos desafios de forma eficaz e acessível.

“Esta solução representa um salto qualitativo no nosso modelo de atendimento. Estamos a usar tecnologia para servir melhor os nossos utentes, mantendo sempre a segurança e o cuidado humano como prioridades,” refere João Luís Oliveira, diretor do SNS 24 da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

Temas

|

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital VAccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.