O ProEmpower (Procuring innovative ICT for patient empowerment and selfmanagement of type 2 diabetes mellitus) é um projeto co-financiado pela União Europeia e coordenado pelo Ministério de Saúde da Turquia, do qual fazem parte 12 entidades, de 5 Estados-membros – Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Bulgária.
O ProEmpower é uma proposta pré-comercial que visa contribuir para aumentar a capacitação da autogestão dos doentes com diabetes tipo II, ao mesmo que atua na área do autocuidado, da auto monitorização, do autodiagnóstico e da auto motivação dos doentes; através do desenvolvimento de processos de aquisição e implementação de sistemas ou dispositivos que usem tecnologias de informação e comunicação.
Dentro do projeto foram constituídos dois grupos: o buyers group – responsável pela aquisição da solução; e o grupo piloto – responsável pelo desenvolvimento do piloto, com vista a testar a solução. Estes dois grupos trabalham em estreita articulação, de forma a garantir que os requisitos definidos são cumpridos.
A SPMS, integrada no “buyers group”, tem como papel desenvolver e aplicar – em articulação com os restantes parceiros – os procedimentos necessários à consulta de mercado, ao lançamento da necessidade, à seleção de propostas e à contratação de fornecedores para o desenvolvimento de soluções e à aquisição da solução mais adequada.
