Notícias

Cibersegurança da saúde – o papel ativo da SPMS

4 Abril, 2019

Os dados pessoais e clínicos mantidos nos registos de saúde são fundamentais e a cibersegurança assume um papel determinante, tornando-se imprescindível reforçar a segurança e confiança em todo o ecossistema da Saúde. A cibersegurança é uma temática particularmente sensível e, na edição de 2019 do Portugal eHealth Summit, foi tema de destaque e debate.

A SPMS, EPE, enquanto entidade com atribuições centrais ao nível do SNS e do Ministério da Saúde (em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança), assume a função de Elemento Coordenador no âmbito das Notificações Obrigatórias de Incidentes de Cibersegurança para a Saúde (ECOS) e as políticas e instruções emanadas junto das entidades do Ministério da Saúde.

Neste contexto, tem contribuído para promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, de modo a fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições.

O papel ativo da SPMS na dinamização de ações, proporcionando meios e aprendizagens para melhorar e reforçar as condições de segurança da informação e cibersegurança, tem contribuído para capacitar as organizações no reconhecimento dos riscos existentes, de modo a consolidar estratégias, nomeadamente com a implementação de boas práticas e o desenvolvimento de ações que permitam garantir medidas e controlos de segurança, através de uma visão holística: organização, processos, pessoas e tecnologia.

No maior ciberataque internacional, ocorrido a 12 de maio de 2017, Portugal resistiu bem, nomeadamente um dos grandes alvos – o setor da Saúde, e contrariamente a outros países. “A equipa da SPMS trabalhou muito bem e o setor da saúde está bem cuidado”, referiu Pedro Veiga, ex-coordenador do Centro de Cibersegurança, em entrevista de análise ao tema Cibersegurança, transmitida na SIC Notícias, no dia 03 de abril.

No âmbito do seu papel ao nível da governação, gestão e em matéria de segurança da informação e cibersegurança da saúde, a SPMS, EPE vai continuar a desenvolver iniciativas de sensibilização, educação e ativação de medidas ao longo do ano.

cibersegurança

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
Nullam vel, suscipit ut lectus libero. venenatis,
Voltar para o topo.