Mais um passo em direção à interoperabilidade europeia em serviços de saúde

16 Setembro, 2013

English version

No passado dia 12 de Setembro foi lançada a nova versão da tecnologia que permite aos diversos países europeus criarem entre si uma rede integrada de serviços de saúde. Esta tecnologia, denominada por OpenNCP, foi agora disponibilizada (via JoinUP) na sua versão 2.0.2 onde, entre diversas melhorias ao nível da segurança e do mecanismo de auditoria das transações, viu também harmonizadas as diversas evoluções resultantes dos mais recentes serviços adicionados, nomeadamente:

• Health Care Encounter Report – Atualização do Resumo Clínico do Utente, tendo por base informação sobre episódios clínicos ocorridos num país estrangeiro;
  • Patient Access – Acesso pelo próprio Utente à sua informação de saúde, podendo esta ser disponibilizada num qualquer idioma europeu;

A mais recente atualização da tecnologia do OpenNCP representa também uma meta muito importante, na medida em que a versão 2.0.2 será a versão a utilizar por todos os países que pretendam pertencer e usufruir dos serviços disponibilizados no âmbito da rede epSOS, entre os quais se encontra Portugal, recorrendo para o efeito a tecnologia livre de licenciamentos ou restrições proprietárias.

Será também a versão mais disseminada entre os diversos países pertencentes ao projeto, prevendo-se uma adoção por parte de 10 a 15 países. A destacar ainda o relevante papel assumido pela SPMS e o seu parceiro iUZ Technologies, na coordenação e gestão dos desenvolvimentos da equipa técnica internacional responsável pela evolução, suporte e manutenção da tecnologia OpenNCP.

Links relevantes:

epsos

OpenNCP 2.1.0 considerada a Gold Release do epSOS

19 Dezembro, 2013

A versão 2.1.0 da OpenNCP, lançada esta quarta-feira (dia 18), foi considerada a melhor e mais completa versão de sempre desta tecnologia, tendo por isso sido batizada de “gold release”. Esta é a última atualização tecnológica prevista no âmbito do projeto epSOS.

epsos

Nova versão para o OpenNCP

7 Novembro, 2013

O OpenNCP conta com novas alterações. A evolução para a versão 2.0.3 foi anunciada esta terça-feira (dia 05 de novembro).

logo epsos

OpenNCP com nova versão para o epSOS

14 Agosto, 2013

O projeto OpenNCP tem, desde de segunda-feira (dia 12), uma nova versão (2.0.1) que permite a consolidação dos serviços epSOS (European Patients Smart Open Services) Geração 2: Acesso do utente ao seu Resumo Clínico (Patient Access to PatientSummary – PAC) e Relatório dos cuidados de saúde prestados (HealthcareEncounter Report – HCER).

logo epsos