Notícias

SPMS promove 2.ª Reunião do CCeSIS

22 Novembro, 2018

A SPMS, EPE recebeu, ontem, dia 21 de novembro, nas suas instalações em Lisboa, a 2.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS,  órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde).

Esta reunião teve como finalidade fazer o ponto de situação das iniciativas desenvolvidas no âmbito da ENESIS 2020 e, também, dos Sistemas de Informação dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, passando pela temática da Cibersegurança e Roadmap para a construção da ENESIS 2020-2022.

cesis

A SPMS EPE, através do CeSIS, apresentou as principais iniciativas da ENESIS 2020, que têm vindo a ser implementadas pelas diferentes entidades do SNS, com destaque para a interoperabilidade, técnica e semântica, a arquitetura de referência do eSIS, ou as diferentes medidas que constituem o programa simplex.

Foi ainda apresentado o ponto de situação e a estratégia definida para os sistemas de informação dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares, peças basilares do Sistema de Informação de Saúde. Numa perspetiva de projetar o futuro, foi iniciada a discussão sobre a nova estratégia do eSIS, para o horizonte 2020-2022, tendo sido apresentado o caminho previsto para a elaboração da nova estratégia, que deverá estar concluída no próximo ano.

Sobre este ponto foi particularmente útil auscultar a opinião dos representantes das entidades presentes, contributo essencial para a construção da nova ENESIS, que se pretende seja abrangente e participada por todas as entidades que intervêm, de alguma forma, no ciclo de vida da informação relacionada com todas as dimensões da saúde dos cidadãos.

cesis_2

Para analisar estes temas, e num espírito de cooperação e partilha de informação e de experiências, apresentando pontos de vista distintos, mas construtivos, participaram representantes de diversas entidades.

Estiveram presentes elementos da Ordem dos Médicos -Frederico Reis, da Ordem dos Psicólogos – Isabel Trindade, da Ordem dos Enfermeiros – Hélder Costa, da Ordem dos Farmacêuticos – João Rijo, da Ordem dos Médicos Dentistas – Ricardo Pinto e Artur Miler, da Ordem dos Nutricionistas – Rui da Silva, da ANF – Miguel Lança, da AFP – Vânia Fernandes, da APAH – Teresa Magalhães e da Plataforma Saúde em Diálogo – Teresa Cardoso.

A SPMS, EPE esteve representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, pelos Diretores de Sistemas de Informação e elementos que integram o Núcleo de Coordenação do eSIS, da Direção de Sistemas de Informação (CeSIS).

O CCeSIS  visa recolher opiniões e recomendações de representantes de várias entidades, interessadas no eSIS e com a missão de prover aconselhamento sobre a ENESIS 2020, bem como apoiar a sua operacionalização.

cesis_3
banner genérico SPMS

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.